Mudinhas de árvores frutíferas, nativas, hortaliças ou legumes estão disponíveis no Horto Municipal de SaquaremaDivulgação/Prefeitura de Saquarema

Quem vai ao Horto Municipal de Saquarema para obter, gratuitamente, mudinhas de árvores frutíferas, nativas, hortaliças ou legumes, se surpreende com a quantidade e a qualidade do que é distribuído. Vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, o local está com as estufas cheias de mudas para doação à população.


As espécies disponíveis

Estão disponíveis mudas de hortaliças, como alface, repolho, couve, coentro, salsa e cebolinha; legumes, como beterraba, jiló e berinjela; mudas frutíferas, como cajá, manga, caju, abacate, limão, laranja, ameixa, acerola; além de plantas destinadas ao reflorestamento local, como os jequitibás branco e rosa, os ipês amarelo, rosa e roxo, a paineira, a quaresmeira e o pau-brasil.

Produtores rurais, de acordo com sua atividade de produção, e munícipes, para produção própria, podem obter até cinco mudas de cada espécie. É necessária a apresentação de documento de identidade e comprovante de residência, uma vez que a distribuição é prioritária para os moradores de Saquarema.

O Horto possui um extenso banco de mudas e a produção é feita de acordo com as baixas e as demandas. De janeiro de 2021 até março de 2023, foram doadas à população em torno de 85 mil mudas. Além da distribuição àqueles que procuram o Horto, a Agricultura também participa de ações sociais em parceria com outras Secretarias como as de Saúde; Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia; e Desenvolvimento Social. Os diversos projetos e ações envolvem públicos específicos, como os alunos das escolas que visitam o Horto, e a sociedade como um todo, a exemplo da ação de distribuição de mudas em feiras livres.

As preferidas

Com relação aos produtores rurais, as mudas de preferência são sempre as de produção de época como, por exemplo, verduras e legumes, cujo período de plantio é de maio a setembro. Fora dessa época, as frutíferas e nativas, para fins de reflorestamento, são consideravelmente procuradas. Já os munícipes dedicados à produção para o consumo próprio buscam espécies como hortaliças (alface, couve, repolho, agrião e outros), legumes (beterraba, cenoura, jiló, pimentão e berinjela) e ainda algumas frutíferas (caju, abacate, ameixa, pinha e amora, entre outras).

E o melhor de tudo é que a doação vem sempre acompanhada da instrução de como plantar - informações detalhadas sobre o plantio de cada espécie são fornecidas pelos funcionários que atuam no local. Como acontece em todos os projetos da Secretaria, conceitos sobre preservação ambiental são sempre inseridos no contexto, de modo a aproveitar a aproximação para ajudar na conscientização sobre o tema.

Conforme explica a Prefeita Manoela Peres, o trabalho de distribuição de mudas tem muito a ver com o futuro: “O trabalho de distribuição de mudas vem gerando a possibilidade de alimentação mais saudável, com menor custo, para muitos saquaremenses, além do reflorestamento com espécies nativas adequadas e até mesmo a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente para as nossas crianças e moradores em geral. A ideia é termos, no futuro, uma população com melhores hábitos alimentares, um meio ambiente mais bem preservado e cidadãos ainda mais conscientes.”

O Horto

O Horto Municipal de Saquarema conta com 2 estufas: uma com 20x7m² destinada à produção de mudas frutíferas, medicinais, ornamentais e de reflorestamento; e outra com 12x5m² para a produção de hortaliças, dotada de estrutura própria para este tipo de cultivo, como sistema de irrigação e cobertura que permite a manutenção da temperatura e a redução da incidência de raios solares nas mudas. Sua área total é de 46.000 m2, sendo 10.000 m2 destinados à preservação de mata nativa.

Os interessados em obter mudas podem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, na Rodovia Amaral Peixoto, km 52, em Sampaio Corrêa, logo após o posto Voo Livre. O Horto Municipal também funciona no local, de segunda a sexta-feira, das 07 às 16h.