Técnicos da Prefeitura de Saquarema conhecem a Sala Multissensorial do Aeroporto Santos DumontDivulgação/Prefeitura de Saquarema

Servidores da Prefeitura de Saquarema realizaram uma visita técnica, nesta quinta-feira (20), à Sala Multissensorial do Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro. A ação foi realizada pelo Grupo de Trabalho de Acessibilidade e Inclusão, criado no município para discutir temas voltados à acessibilidade e inclusão.


Durante a visita, os representantes da Prefeitura foram recebidos por Filipe Barcellos, Superintendente da INFRAERO no Aeroporto Santos Dumont, que apresentou toda a estrutura do espaço criado para que crianças e adultos neurodivergentes, pessoas que apresentam funcionamento neurocognitivo atípico, diagnosticadas com dislexia, Transtorno do Espectro Autista -TEA, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH e síndrome de Tourette, por exemplo, fiquem mais à vontade e seguras para encarar uma viagem de avião, através do processo de relaxamento e regulação do estresse, comumente causado durante o voo e estadia no aeroporto.

A sala e o GT

Implementada no Aeroporto Santos Dumont em 19 de junho deste ano, a Sala Multissensorial oferece ao frequentador diversas atividades de regulação sensorial, que poderá também se ambientar com as poltronas do avião para que venha a sentir mais segurança durante a viagem.

O GT de Acessibilidade e Inclusão foi criado para pensar e discutir projetos voltados ao atendimento das necessidades especiais de todos os grupos da sociedade saquaremense. A equipe é integrada por representantes das secretarias de Educação, através da Subsecretaria de Inclusão Educacional; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social; Infraestrutura; Obras Públicas; Saúde; Transportes e Urbanismo.