Prefeitura de Saquarema vai iniciar a Campanha Nacional de Vacinação Contra a GripeDivulgação/Prefeitura de Saquarema
Quem pode se vacinar
O primeiro grupo prioritário a receber o imunizante é composto por crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de idosos com 60 anos ou mais de idade.
Contraindicações
Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, é recomendado adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.
“É muito importante que todo público-alvo se vacine, mesmo quem já se vacinou em outra ocasião. Quanto mais pessoas forem vacinadas, teremos uma menor incidência de casos de gripe e outras síndromes respiratórias em nossa cidade. Todas as nossas equipes estão empenhadas em fazer com que Saquarema ultrapasse as metas de vacinação estipuladas pelo Ministério da Saúde”, afirmou a Prefeita Lucimar Vidal.
A gripe
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Esta ocorre, principalmente, por meio do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ao falar, tossir ou espirrar, além do contato com objetos contaminados por secreções. Entre os sintomas mais comuns estão cefaleia, febre, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga.
A vacina
Neste ano, a vacina contra a gripe a ser aplicada durante a campanha de vacinação é a trivalente. Ela protege contra três cepas diferentes do vírus, responsáveis pela maioria dos casos atualmente: a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A vacina da gripe pode ser administrada junto de outras vacinas do calendário de imunização nacional, como a da Covid-19, sem necessidade de intervalo entre elas. A reação pela vacina da gripe é pouco comum e, quando ocorre, são sintomas leves e que desaparecem de forma rápida, após 48 horas da aplicação. É o caso de dor no local da aplicação, febre baixa, dor muscular e mal-estar.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.