Prefeitura de Saquarema participou do III Encontro Regional e do XVIII Workshop Nacional da Bandeira AzulDivulgação/Prefeitura de Saquarema
O Encontro
Na quinta-feira (8), durante o Encontro Regional, foram abordados temas como a economia circular e o enfrentamento do lixo no mar, o turismo responsável, a adaptação climática, os animais na praia, a gestão territorial e a economia azul. No mesmo dia, foi lançado o projeto da empresa Polén, Ondas do Futuro, que oferecerá capacitação online sobre gestão de resíduos e economia circular. Também foi assinado um termo de cooperação entre aquela empresa e o Instituto Ambientes em Rede (IAR), em prol do fortalecimento de políticas públicas voltadas à gestão de resíduos e à conscientização sobre a preservação ambiental. A abertura do Encontro contou com a presença da coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul e diretora-presidente do IAR, Leana Bernardi.
O município de Saquarema, que sustenta o selo internacional pelo terceiro ano consecutivo e trabalha em busca da renovação da premiação para a próxima temporada, referente à temporada 2025/2026, foi representado pela Assessora de Gabinete, Carla Cabral, e pela Coordenadora Local do Programa Bandeira Azul, Marcelli Ladeira Gomes, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, que participou de uma importante abordagem sobre "Animais na praia: riscos para banhistas e ecossistemas costeiros".
O Workshop
Na sexta-feira (9), foi dado início ao Workshop Nacional com a apresentação de painéis técnicos sobre o alinhamento dos critérios da premiação, orientações sobre o ingresso e a renovação do selo, com debates abordando temas como políticas públicas, economia azul, turismo sustentável e educação ambiental.
"Sustentamos nosso selo Bandeira Azul pelo terceiro ano consecutivo, o que ratifica o compromisso de Saquarema com o desenvolvimento sustentável e continuaremos trabalhando pela manutenção e renovação do selo Bandeira Azul para a próxima temporada. Participar deste evento junto a profissionais que trabalham com o mesmo intuito e propósito, que é fazer do nosso litoral um lugar melhor para todos, é uma forma de trocarmos experiências e aprendermos uns com os outros é enriquecedor”, comentou Marcelli Ladeira.
O segundo dia do workshop, que encerrou o evento, aconteceu no sábado (10), com uma visita técnica à Praia do Peró, única de Cabo Frio com a premiação Bandeira Azul em área urbana. A visita incluiu a Trilha do Morro do Vigia, de onde se tem vista privilegiada daquela região.









Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.