Prefeitura de Saquarema promove Fórum Municipal como parte da campanha Agosto Lilás
Participação é gratuita e as inscrições já se encontram abertas. Evento irá acontecer no dia 13 de agosto, das 9h às 17h
Prefeitura de Saquarema promove Fórum Municipal como parte da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher - Divulgação/Prefeitura de Saquarema
Prefeitura de Saquarema promove Fórum Municipal como parte da campanha de enfrentamento à violência contra a mulherDivulgação/Prefeitura de Saquarema
Saquarema - A Prefeitura de Saquarema realizará, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, na quarta-feira (13), das 9h às 17h, o Fórum Municipal Agosto Lilás, com o tema “Vozes que Romperam o Silêncio”. A ação, que integra a programação da campanha Agosto Lilás, será realizada no Centro de Eventos da Educação, no Porto da Roça, e reunirá especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher.
O evento será constituído por palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e debates, abordando questões estruturais que afetam a vida das mulheres e apontando caminhos para o fortalecimento da rede de apoio. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo aplicativo Colab.
Entre os destaques da programação estão palestras de importantes nomes que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher.
A advogada criminalista Letícia Delmindo, especializada na defesa da mulher pela UERJ e mestranda em Segurança Pública pela UFF, será a primeira palestrante do dia. Com o tema “Interseccionalidade: quando desigualdades se cruzam”, ela abordará as múltiplas formas de opressão que impactam a vivência das mulheres em diferentes contextos sociais.
Na sequência, a advogada e empresária Luciene Mourão, presidente da Comissão da OAB Mulher RJ e do movimento “Pela Ordem Primeiro Elas”, ministrará a palestra “Direitos das mulheres. Empoderar é nossa missão!”, com foco no papel das instituições e da informação como ferramentas de empoderamento feminino e fortalecimento da cidadania.
Durante o período da tarde, a ex-prefeita de Saquarema e atual Secretária Municipal de Governança e Sustentabilidade, Manoela Peres, apresentará a palestra “Igualdade de Gênero: O Lugar da Mulher em Saquarema”, discutindo avanços e desafios na formulação de políticas públicas voltadas às mulheres no município.
Logo depois, o especialista em masculinidades Paulo Sarcom, coordenador do Serviço de Educação e Responsabilização do Homem da Secretaria de Estado da Mulher, conduzirá a palestra “Masculinidades e reeducação dos agressores: por que trabalhar com os homens também é necessário”, trazendo reflexões sobre prevenção da violência a partir da desconstrução de padrões tóxicos de comportamento masculino.
Encerrando a programação, o Fórum contará com uma mesa de debates com a presença da Coronel Andréia, do Promotor Dr. Rodrigo, da Secretária Municipal da Mulher Márcia Azeredo e, novamente, da Secretária Municipal de Governança e Sustentabilidade Manoela Peres, discutindo medidas concretas para ampliar, integrar e fortalecer os canais de acolhimento e proteção às vítimas de violência.
A seguir, o cronograma completo do evento:
09h – Credenciamento 09h30 – Mesa de abertura com autoridades 09h50 – Apresentação cultural 10h – Palestra com Letícia Delmindo 10h40 – Projeto Empoderadas (Técnicas de Defesa Pessoal) 11h – Palestra com Luciene Mourão 11h50 – Coral das Oncológicas 12h às 13h – Intervalo para almoço 13h – Apresentação da Secretaria da Mulher 14h – Palestra com Manoela Peres 14h30 – Palestra com Paulo Sarcom 15h10 – Apresentação cultural 15h30 – Mesa de debates com Coronel Andréia, Promotor Dr. Rodrigo, Márcia Azeredo e Manoela Peres
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.