Câmeras da Prefeitura de Saquarema registram ave raraDivulgação
Câmeras da Prefeitura de Saquarema registram ave ameaçada de extinção
Formigueiro-do-litoral é símbolo das restingas da Região dos Lagos e, segundo Ministério do Meio Ambiente, há menos de 2,5 mil exemplares da espécie no mundo
Saquarema - Uma descoberta de grande relevância científica e ambiental marcou o trabalho de preservação em Saquarema. As armadilhas fotográficas do Programa de Monitoramento da Fauna, mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, registraram uma fêmea de formigueiro-do-litoral (Formicivora littoralis), uma ave que se encontra em risco de extinção.
O registro, que aconteceu no fim de setembro em uma das unidades de conservação do município, foi recolhido e analisado pelas equipes técnicas da secretaria nesta semana. A identificação da espécie foi confirmada pela ornitóloga Thayane Patusco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As imagens são prova do sucesso do programa, que instalou os equipamentos há apenas três meses.
De acordo com o sistema SALVE (Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Fauna Brasileira), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, estima-se que existam menos de 2,5 mil indivíduos maduros do formigueiro-do-litoral em todo o mundo, o que torna sua presença em Saquarema um indicador valioso da qualidade ambiental da região.
A Prefeita Lucimar Vidal celebrou a notícia e reforçou a visão de sua gestão para o futuro da cidade. "Este registro é a prova viva de que o investimento na preservação do nosso meio ambiente gera resultados concretos e visíveis. Cuidar da nossa fauna e da nossa flora não é apenas uma responsabilidade, mas um compromisso com a qualidade de vida dos nossos cidadãos e com as futuras gerações. Saquarema mostra, mais uma vez, que é possível aliar desenvolvimento com sustentabilidade e respeito à natureza", declarou a prefeita.
Para o Secretário de Meio Ambiente, Gilmar Magalhães, o registro é uma prova da eficácia das políticas públicas implementadas. "Estamos extremamente orgulhosos. O registro do formigueiro-do-litoral em tão pouco tempo de monitoramento demonstra que estamos no caminho certo. Assim, temos oportunidade também de ampliar a educação ambiental da nossa comunidade, o que também faz parte do nosso trabalho na secretaria. Essa iniciativa é importantíssima para, em parceria com toda a população saquaremense, formar multiplicadores no trabalho de preservação da biodiversidade local", afirmou o secretário.
Além da ave rara, as câmeras do programa registraram outros animais importantes para a fauna local, como o lagarto teiú e a ave saracura-três-potes. O Programa de Monitoramento da Fauna da Prefeitura de Saquarema continua em andamento, com o objetivo de mapear a biodiversidade local e fornecer dados técnicos que orientem ações de preservação, como o fortalecimento de corredores ecológicos e a proteção de habitats essenciais, como a restinga, fundamental para a proteção do solo e a prevenção de alagamentos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.