O Sistema Único de Saúde (SUS) abrange desde o atendimento para aferição da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até atendimentos mais complexos.Foto/ Divulgação (Prefeitura de Seropédica)

Nesta quinta-feira (23) a Prefeitura de Seropédica realizou uma capacitação através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dirigida pelo Secretário, Dr.º René Vigne. A palestra aconteceu no Anfiteatro Gustavo Dutra, na Universidade Rural, sendo organizada pela Diretoria de Vigilância em Saúde e tendo como tema: “Acolhimento e atendimento humanizado às pessoas em situação de violência no Sistema Único de Saúde (SUS)”. O Diretor-Geral da Maternidade Municipal de Seropédica, Dr.º Antônio Fernandes, foi o palestrante.

Organizada pela Diretora de Vigilância em Saúde, Carla Aparecida, e pela Coordenadora de Educação, Prevenção e Promoção à Saúde Laís Nunes, a capacitação foi direcionada aos Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Farmacêuticos, Técnicos de Farmácia, Psicólogos, Assistentes Sociais, Recepcionistas e Funcionários Administrativos, e teve a participação da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Juliana Arruda, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

“Pessoas em situação de violência precisam de um atendimento completo, que vá além do atendimento médico. Para isso acontecer, em Seropédica oferecemos um atendimento humanizado que complementa a parte médica com atendimentos psicológicos e sociais. Capacitações como esta visam inserir na mente de nossos funcionários que precisamos cuidar das cidadãs e cidadãos de forma completa, sanando todas as necessidades das pessoas que procuram o Sistema de Saúde do município”, disse o Prefeito de Seropédica, Professor Lucas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) abrange desde o atendimento para aferição da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até atendimentos mais complexos, como o transplante de órgãos, garantindo acesso gratuito, integral e universal para toda população brasileira. Através do SUS, a atenção integral à saúde passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.