Vania Baddini, Presidente do Polo Gastrônomico, acredita que o Dia dos Namorados vai dobrar o faturamento do dia dos restaurantes de TeresópolisJoao-Pedro-Baddini

A mais recente pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RJ (Abrasel RJ), realizada em maio, indica um clima de otimismo no setor de alimentação fora do lar, com 70% dos empresários esperando um aumento de faturamento no Dia dos Namorados, em comparação à mesma data do ano anterior. Em Teresópolis, a expectativa é de dobrar o movimento nos restaurantes em função da data, que este ano ainda tem a vantagem de ser próxima a um feriado nacional prolongado, quando a cidade já está naturalmente mais movimentada, registrando mais de 90% de ocupação na rede hoteleira.
No entanto, não são apenas os visitantes que devem movimentar essa cadeia: na terça-feira, 13 de junho, é feriado municipal na cidade, Dia de Santo Antônio, o que dá mais um dia para os moradores esticarem as comemorações.
"Tenho reserva até terça para comemoração dos Dias dos Namorados. Só não tive mais reservas porque não abro domingo, se não teria lotação total também neste dia", contou Vânia Baddini, presidente do Polo Gastronômico de Teresópolis e proprietária de um restaurante no centro. Segundo Vânia, a data é a que mais movimenta a rede gastronômica, superando o Dia das Mães.
“O fato de cair numa segunda-feira também é muito positivo, principalmente para aqueles estabelecimentos que, em geral, não têm um público muito alto nos dias de semana, por exemplo os da região do Alto. Traz clientes para um dia da semana em que muitos nem abririam", comentou Vânia.
Além de movimentar os restaurantes, o Dia dos Namorados também impulsiona a cadeia do Turismo, o que é muito importante para um município como Teresópolis, com economia bastante dependente do setor. "A gastronomia é a embaixadora do turismo. Traz a cultura, que inclui não só os ingredientes e a forma como são usados para chegar aos cardápios, mas a hospitalidade, o carinho do atendimento", afirmou a Secretária Municipal de Turismo, Elizabeth Mazzi.
Para ela, a temperatura baixada cidade também é convidativa ao romantismo, o que atrai visitantes para comemorar a data por aqui, desfrutando da gastronomia e também do pernoite na rede hoteleria. "Os restaurantes, pousadas e hotéis tem alta expectativa para essa data, e acabam sempre sendo surpreendidos positivamente", garantiu a secretária.

Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.