O Tesouros da Serra já nasce presente nas principais plataformas digitaisJean Yoshii

Com a presença de convidados do poder público e da iniciativa privada, além de representantes de entidades de classe de Teresópolis, Guapimirim, Friburgo e São José do Vale do Rio Preto, foi lançado em Teresópolis, na última quarta-feira (21), o projeto audiovisual "Tesouros da Serra". Uma iniciativa que nasceu no coração da comunicadora e guia de turismo Nina Benedito que visa valorizar o interior da Serra do Rio de Janeiro, a Serra Verde Imperial, e estimular o turismo rural.
A proposta é apresentar, por meio de uma série de episódios, as riquezas do interior da Serra Fluminense que até mesmo os moradores das cidades desconhecem. O primeiro episódio, apresentado com exclusividade para os presentes durante o evento de lançamento, já está disponível nos canais do projeto, nas principais redes sociais. Nesta reportagem de estreia, o tema foi o circuito cervejeiro-rural da estrada Teresópolis-Friburgo. Visitação a cervejarias com degustação de cervejas, colha e pague de morangos, almoço na roça em casarão centenário, produção de suculentas e até a visita a uma caverna compõem o episódio.
"Há sete anos, aproximadamente, eu conheci a Julianna e ela começou a me apresentar essa riqueza que é a nossa zona rural e me abastecer de temas para eu explorar na tv e no jornal sobre turismo rural. Fiquei encantada pelo assunto. Ela sempre me convidava para trabalhar com ela nessa área e agora chegou a hora. Estou unindo minhas experiência em produção e reportagem à minha formação como guia de turismo para tornar conhecidos nossos tesouros escondidos no interior da Serra", comentou Nina.
A coordenadora geral, Nina Benedito, formou uma equipe multidiscilplinar e especialistas em turismo e audiovisual. Integram o "Tesouros da Serra", na Coordenação Técnica, o Técnico em Telecomunicações Marco Aurélio Santos Filho; na Coordenação de conteúdo e roteiro, a guia de turismo e CEO da Ecoplay Tour Julianna Rocha; e Ana Maria Machado, na Coordenação de produção e Relações Públicas. A Programação Visual é de autoria da designer de moda Maria Clara Benedito e a consultoria jurídica fica por conta do advogado Marco Aurélio Benedito Alves.
"Queremos despertar o interesse e a curiosidade das pessoas em explorar além dos destinos convencionais, mostrar que a Serra do Rio de Janeiro possui um tesouro inexplorado de atrações, sabores e saberes", completou Nina.
O Subsecretário de Turismo de Teresópolis, Henrique Silva, vê no "Tesouros da Serra" uma grande oportunidade para desenvolver o Turismo Rural: "O Tesouros da Serra é muito bem-vindo e tem um muito potencial. O Turismo Rural da Serra, especialmente de Teresópolis, vai ganhar muito em visibilidade. A equipe está de parabéns e tem nosso apoio."
Para Wania Monerrat, consultora do Sebrae-RJ, a iniciativa será muito relevante para dar apoio na divulgação dos Produtos de Experiência de Teresópolis e região. "O projeto nasce com uma missão de ajudar na comercialização dos produtos turísticos ofertados pela Região Serrana Fluminense. E estes produtos são verdadeiros tesouros que precisam ser descobertos pelos turistas e pela população local, além de promover a geração de renda para os pequenos agricultores familiares", opinou a Wania. A consultora, que atua como consultora do Sebrae na área de Turismo Rural desde 2015, diz se surpreender até hoje com os tesouros do interior em que o próprio empreendedor muitas vezes não acredita.
"Adorei o incentivo ao AgroTurismo, que tem grande potencial turístico e gastronômico, além de valorizar o agricultor familiar. Tive essa honra quando fizemos o Festival Origens e vivenciamos in loco todo processo desde o plantio, colheita e consumidor final. O projeto 'Tesouros da Serra' está rico em conteúdo que não só destacará a agricultura como todo o turismo desconhecido em nosso destino", comentou Vânia Baddini, presidente do Polo Gastronômico de Teresópolis e proprietária do Donna Tê, restaurante que sediou o evento.
 
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.