O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel, Comandante Chefe do Padrão Águias, responsável pelas instruções táticas-operacionais e de sobrevivência, com o grupo de profissionais em formaçãoDivulgação
A Organização dos Águias e o Grupamento de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis (GRAVT) se uniram para especializar mais uma turma de socorristas para atuarem no Resgate em Áreas Remotas. A 8ª turma composta de Socorristas, Profissionais de Atendimento Pré-hospitalar, Agente de Defesa Civil, Bombeiros Civis e Profissionais de Saúde foi realizada nos dias 29 e 30 de julho, no Centro de Treinamento de Operações do Padrão Águias, localizada na Serra do Vulcão, 2º Distrito de Teresópolis, em zona limítrofe ao Vale do Cuiabá, no Município de Petrópolis. Participaram profissionais de Teresópolis, Magé e Nova Friburgo.
Após intenso treinamento, os instrutores expedicionistas e especialistas em resgate e emergências ofereceram aos alunos diversas instruções práticas em simulado real em vários graus de dificuldades. Os integrantes da turma puderam constatar e vivenciar na pele as adversidades e instabilidades de diversos tipos de terreno, principalmente pela necessidade de incursão em locais para enfrentarem o dia e a noite, passando dificuldades e sendo submetidos a utilizarem técnicas de sobrevivência. Os cursistas receberam instruções de transporte de segurança, resgate preciso e eficaz em áreas instáveis e inóspitas, técnicas de sobrevivência em situações adversas, acuidade visual noturna, transporte de feridos e suporte básico de vida em situações de resgate, progressão ao terreno de difícil acesso e em área restrita e instável, dentre outras ações reais estruturadas em ambientes de mata fechada e acesso restrito em área de montanha.
Luciano Fernandes, conceituado Socorrista, Bombeiro Civil especializado em Emergências Médicas, Fundador e Comandante do GRAVT, responsável pelas instruções de Socorro e Resgate, destacou a responsabilidade do socorrista diante de situações adversas e frisou a necessidade de cada vez mais ter profissionais capacitados para dar a resposta do suporte básico de vida. Reforçou, ainda, a necessidade de qualificação permanente de profissionais de socorro e emergências para saírem da zona de conforto e se estruturarem para a aplicação nas situações reais com o objetivo de salvar vidas e frisou a importância de parceiros que possuem notória capacidade operacional e experiências como o Padrão Águias.
O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel, Comandante Chefe do Padrão Águias, responsável pelas instruções táticas-operacionais e de sobrevivência, ressaltou a necessidade da capacitação permanente de todos os profissionais que estejam envolvidos pela integridade da vida. "São diferenciados os profissionais que se empenham na constante busca pelo conhecimento para a efetividade naquilo que pretendem ser diante da sociedade, especialmente na preparação prática e real", comentou.
A 8ª turma teve o apoio instrutivo e operacional do Expedicionista Guilherme Reis, Subcomandante da 2ª Brigada Verde (Filial Nova Friburgo).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.