Parceria entre o Centro Cultura Feso Pro Arte e o Instituto Ama Leitura, da escritora Ana Maria Andrade, o Espaço Ama Leitura tem uma programação em prol da promoção literatura infanto juvenil Divulgação Unifeso
Com foco em despertar o prazer pela leitura, formar novos leitores e democratizar o acesso à literatura e à cultura, o Espaço AMA Leitura FESO Pro Arte promove em agosto uma agenda recheada de eventos gratuitos que irão agradar não somente as crianças, como também toda a família. O local fica aberto ao público em geral e também atende escolas com horário marcado previamente.
Em agosto, uma das novidades do Espaço AMA Leitura Feso ProArte é a “Roda de Leitura Jovem”, voltada para adolescentes, que receberá o autor Elbert Agostinho com o livro "Negritude, Poderes e Heroísmos”. A partir das 18h do dia 18/8 (sexta-feira), com mediação de Ana Jurkiewicz, o escritor conversará com o público sobre as políticas de representação que ainda hoje retratam personagens negros e negras de maneira limitada. No livro, o autor analisa um grupo de super-heróis e super-heroínas dos quadrinhos, como Pantera Negra e Tempestade, para discutir identidade e representação nas HQs pensando o continente africano e as relações África-Brasil.
No dia 19/8 (sábado), às 17h, acontecerá o Encontro com a autora Natani Machado e o livro "As páginas mágicas”, que conta a história de um menino muito curioso, mas que não acha graça nenhuma nos livros, embarca em uma inesperada e mágica aventura com personagens cheios de personalidade, e descobre como o mundo da leitura pode ser encantador. O evento terá contação de história, oficina de artes e sessão de autógrafos para as crianças.
Na sexta, dia 25/8, a partir das 18h, o Espaço AMA Leitura Feso ProArte promove o encontro “Bem me ler”. Com coordenação da professora Líria Machado, o grupo recebe pessoas de todas as idades para leitura compartilhada e debate. O livro do mês é “Hibisco Roxo”, romance de estreia da reconhecida autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, que conta a história da adolescente Kambili e mostra como a religiosidade extremamente "branca" e católica de seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família.
No dia seguinte, 26/8 (sábado), às 17h, o Encontro com Autor será com Sandra Telles e o livro "As fadas das letras mágicas". O evento gratuito promoverá contação de história e oficina de artes para as crianças.
O espaço AMA Leitura FESO Pro Arte fica no Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFPA), em Teresópolis, e atua como parceria de colaboração cultural entre o Instituto AMA Leitura e o CCFPA, sob a direção de Ana Maria de Andrade e Edenise Antas. As ações em prol da literatura infanto juvenil (LIJ) têm por objetivo a formação de novos leitores desde a infância e de mediadores de leitura para atuação em escolas, bibliotecas e espaços culturais da cidade.
Confira a programação completa pelo Instagram @institutoamaleitura e as demais atrações do CCFPA em @feso.proarte.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.