A formatura valida a parceria do Município com o IFRJ. Bruno Nepomuceno

Autoridades, professores, familiares e amigos comemoraram, junto com os alunos, a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de Balconista de Farmácia, Assistente de Logística, Assistente Administrativo e Microempreendedor Individual. Realizados no 1º semestre do ano, na Casa do Trabalhador de Teresópolis, os 04 cursos gratuitos de formação inicial e continuada são resultado de parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ) e diplomaram 38 alunos em cerimônia nesta segunda, 21/08, no Teatro Municipal.
“Essa formatura valida a parceria vitoriosa do Município com o IFRJ, pois além desses 38 formados, já saiu o segundo edital com 96 vagas para três cursos gratuitos. A política pública pode e deve mudar e oportunizar a vida das pessoas, daí a fundamental importância de criar ambientes de capacitação profissional. Parabenizo e desejo sucesso aos formados”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado dos vereadores Paulino Nogueira e Teco Despachante.
O reitor Rafael Barreto Almada também comemorou o trabalho realizado em Teresópolis. “É uma experiência muito importante a chegada do Instituto Federal do Rio de Janeiro na cidade, cuja parceria se consolida com a qualificação desses primeiros formandos. A educação profissional deve identificar as demandas dos setores produtivo, social e cultural e realizar cursos que atendam essas solicitações. Que essa parceria tenha vida longa”, disse ele, junto com a Pró-reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Alessandra Ciambarella Paulon, e do Pró-reitor de Planejamento e Administração, Igor Valpassos.
O convênio entre Prefeitura e IFRJ foi oficializado em julho de 2022, por meio das secretarias municipais de Ciência e Tecnologia e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, através do Programa Pra Cima Terê no eixo Emprega Terê.
“Hoje concretizamos uma grande ação pela capacitação dos trabalhadores de Teresópolis, com a formatura de quatro cursos. O melhor é que muitos alunos estão no mercado de trabalho. É a Gestão Municipal trazendo qualificação profissional diferenciada para o município. Temos boa expectativa para os próximos cursos noturnos gratuitos do 2º semestre, que são de Balconista de Farmácia, Assistente Administrativo e Microempreendedor Individual e cujas inscrições online foram encerradas no domingo”, relatou o secretário municipal de Trabalho, Lucas Guimarães.
Também acompanharam a formatura os secretários municipais Vinicius Oberg (Ciência e Tecnologia), Lucas Pacheco (Governo e Coordenação) e Albert Andrade (Defesa Civil), Márcia Faria Asthine Neves, coordenadora do Instituto Beneficente Bastista Monte Hermom – onde está instalada a Casa do Trabalhador, e Pedro Alves, diretor da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (Aciat).
Na prática: Aos 18 anos, Asaph Reylon Pacheco Xavier fez o curso de Assistente de Logística e se deu bem. “Foi uma virada de chave na minha vida e me apaixonei pela função. Quando terminei, conseguiu um trabalho na área do curso que concluí”, comemorou. Com um pequeno negócio desde 2014, Marize Carvalho de Azevedo aprendeu a superar suas dificuldades no curso de Microempreendedor Individual. “Criei uma marca própria para os meus produtos de óleos essenciais e a parte administrativa era complicada pra mim. Porém, o curso abriu a minha mente e agora trabalho muito melhor”, contou.
Mais conhecimento: Buscando qualificação profissional, Lucileide Aparecida da Silva optou pelo curso de Microempreendedor Individual. “Já tinha um tempo que não fazia nenhum curso e este abriu os meus olhos para novas oportunidades. Gostei muito, pois conhecimento é crescimento, que estou aplicando no pequeno negócio de massoterapia da minha mãe”, disse ela, ao lado da orgulhosa mamãe Edinea Silva. Já Jéssica Maria dos Santos Jesus cursou Assistente Administrativo. “Fiz o curso por ser grátis e para melhor me preparar para o mercado de trabalho. Aprendi ótimo conteúdos com quatro professores muito bons “, concluiu.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.