Cerca de 10 mil pessoas compareceram à Missa de Encerramento da JDJ 2023 no Ginásio do PedrãoMarquinho/studioemais

Um evento histórico não apenas para a comunidade católica, mas para o município de Teresópolis, a Jornada Diocesana da Juventude 2023 chegou ao fim neste domingo (10) reunindo cerca de 10 mil pessoas no grande Congresso da Juventude. Realizado durante todo o dia no Ginásio Pedrão, o encontro teve momentos de celebração, louvor, oração e pregação, sendo encerrado com uma missa ministrada por Dom Gregório Paixão, bispo da Diocese de Petrópolis, organizadora do evento.
Primeiro grande evento jovem pós-pandemia, a JDJ 2023 movimentou Teresópolis de 7 a 10 de setembro com uma programação variada voltada para estimular o crescimento espiritual dos jovens e ajudá-los a se tornarem líderes ativos e engajados em suas comunidades. As atividades aconteceram, em sua maior parte, na Matriz de Santa Teresa e na Praça Baltazar da Silveira, mas também houve programações nas paróquias dos bairros.
A importância da JDJ não apenas para os católicos e para Teresópolis, mas para toda a sociedade e o estado do Rio de Janeiro foi reconhecida pelo decreto do Governador Cláudio Castro que institui a cidade como capital estadual da juventude durante os dias da jornada, feito que o Prefeito Vinicius Claussen lembrou e agradeceu: "Teresópolis acolhe a JDJ e agradece por ser a capital estadual da juventude. Que Deus abençoe a vida da nossa amada cidade e das nossas famílias", disse em sua participação na abertura do evento, acompanhado da primeira-dama, Paula Schutte Claussen.
O Governo do Estado foi o grande parceiro da JDJ, fornecendo infraestrutura, tais como palcos, tendas, iluminação e som para a realização da programação. Além disso, mobilizou o RJ + Serviços, oferencendo para a população isenção para certidões de nascimento, 1ª e 2ª via de carteira de Identidade, casamento e óbito, habilitação para casamento, carteira de trabalho digital, entre outros serviços.
O secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi, representou o Governo do Estado no evento e ressaltou a importância da JDJ: “Um evento de suma importância. Parabenizo a Mitra Diocesana, na figura de Dom Gregório Paixão, pela realização de um evento tão especial. Mais do que nunca, estamos em um tempo em que precisamos vivenciar os valores Cristãos: o amor, a solidariedade, a fraternidade - ensinamentos de Jesus que precisam ser propagados e colocados em prática por cada um de nós no dia a dia", destacou o secretário.
Alex Castellar, assessor especial do Governo do Estado, que mediou o apoio do governo à JDJ e participou da organização, reforçou o papel de eventos como esse para celebrar a cultura de paz entre os jovens: "A Jornada Diocesana da Juventude foi um momento de celebração da cultura da paz. Teresópolis foi a capital da Juventude do Estado do Rio de Janeiro entre os dias 7 e 10 de setembro. Honra máxima fazer parte deste momento de fé e de história. Agradeço mais uma vez ao Governador Cláudio Castro por esse apoio e a toda a grande equipe incansável que, em tempo recorde, conseguiu mobilizar essa gigante estrutura que ajudou a fazer desse evento um momento memorável para toda Teresópolis", comentou Alex, que também levou para o evento oficinas da Casa da Inovação.
Público-alvo principal da JDJ, os jovens saíram impactados com a programação, como contou Miguel Rezende, de 17 anos, que não perdeu um dia do evento: "Todo o evento foi muito bem estruturado! Cada momento foi único, fazendo com que os jovens tivessem experiências incríveis. Trazendo também a amizade, responsabilidade e acolhida, em destaque, pelo fato de ter pessoas de diversos lugares onde a igreja, junto de Teresópolis, fez com que cada ambiente se tornasse especial para que esses pontos não fossem esquecidos e tivéssemos a oportunidade de aproveitarmos cada segundo da melhor forma possível. Foram dias marcantes que ficarão em nossas memórias", afirmou.

Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.