Estimativa é de que, pelo menos, 45 hectares do parque tenham sido atingidosEquipe PNMMT

O incêndio que atingiu o Parque Municipal Montanhas de Teresópolis no último domingo (12) foi controlado na tarde desta segunda-feira (13) pelas equipes do Corpo de Bombeiros, ICMBio, PrevFogo-Ibama e do Parque Estadual dos Três Picos.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, cerca de 45 hectares foram destruídos pelo fogo, mas o total da área ainda está em levantamento.

De acordo com a prefeitura, o incêndio teria sido provocado por um balão solto em Petrópolis, cidade vizinha, e que atingiu a Pedra Alpina, montanha vizinha à sede rural do Parque, em Santa Rita.

Como o artefato atingiu o cume de uma montanha, o acesso das equipes para fazer o seu recolhimento e as ações de combate ao incêndio florestal acabou sendo dificultado.

Em função do incêndio, a sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis ficará fechada nos próximos dias para avaliação dos danos causados pelo incêndio. A subsede da Pedra da Tartaruga funciona normalmente.
Soltar balões é crime. Veja como denunciar:
Soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98). A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente. 
Denúncias podem ser feitas pela Linha Verde, programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro específico para denúncias sobre crimes ambientais, mantém a campanha “Disque Balão”: (21) 2253 1177 ou 0300 253 1177 (interior do Estado, custo de ligação local) e ainda pelo WhatsApp (21) 99973 1177. 
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.