O Prefeito Vinicius Claussen com a Secretária de Educação, Satiele SantosBRUNO NEPOMUCENO

Teresópolis ganhou pelo segudo ano consecutivo o Prêmio ‘Band Cidades Excelentes’ no eixo Educação, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes no estado do Rio de Janeiro. A cerimônia de premiação aconteceu na Fecomércio, na capital, na última segunda-feira (6). Realização do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila, o prêmio reconhece, fomenta e incentiva a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. Agora, a Educação de Teresópolis participará da etapa nacional, no próximo dia 11 de dezembro, em Brasília, competindo entre os representantes dos demais estados.

“Uma grande alegria saber que todo o trabalho dos servidores da Educação está sendo reconhecido por um grande veículo de comunicação, a Rede Bandeirantes. Parabéns à secretária, Satiele, e a todos os servidores que fazem a Educação do nosso município, com mais de 100 escolas e 23 mil alunos atendidos. A Educação de Teresópolis passa por um momento de transformação e esse prêmio é o reconhecimento de que estamos no caminho certo!”, comemorou o Prefeito Vinicius Claussen.

O Prêmio

O Prêmio Band Cidades Excelentes visa incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos. A iniciativa tem como objetivos reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal; incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; compartilhar referências e soluções de gestão para inspirar outros municípios; e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

A premiação analisou os municípios fluminenses em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Sustentabilidade. A avaliação utiliza o Índice de Gestão Municipal Aquila – IGMA, que usa conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em inteligência artificial, que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.

Na Educação, entram critérios como analfabetismo, acesso à Educação Infantil, expectativa de anos de estudo e gastos em Educação. “Uma felicidade imensa recebermos esta premiação pela segunda vez e ver Teresópolis se destacando em âmbito estadual novamente. Agradeço ao Prefeito Vinicius Claussen por todo o investimento que vem fazendo na Educação do nosso município e aos servidores da SME, que, com amor e dedicação, contribuem para o desenvolvimento da Educação de nossa cidade”, frisou a secretária de Educação, Satiele Santos.

Os municípios inscritos foram divididos em três grupos: até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. No próximo dia 11 de dezembro, acontece, em Brasília (DF), a etapa nacional do evento, que irá anunciar os três primeiros lugares de cada categoria.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.