Alex Castellar e equipe da Casa da Inovação com os comissários da Vara a Infância, Valéria Tricano e Bruno Soares, o coordenador da instituição, Jorge Maia, e o vereador Calé Soares, presidente da comissão da Infância e Juventude da Câmara Municipal.Divulgação
A Casa da Inovação de Teresópolis, escola de habilidades digitais localizada na Beira Linha, recebeu a visita dos comissários de Justiça da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis Valéria Tricano e Bruno Soares. O encontro, na manhã desta quarta-feira (27), foi uma iniciativa da Juíza Titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, Vania Mara Nascimento Gonçalves, e teve como objetivo conhecer a missão da instituição e os projetos desenvolvidos em prol da comunidade.
Os comissários foram recepcionados pelo idealizador da Casa da Inovação, Alex Castellar, pelo coordenador da instituição, Jorge Maia, pela equipe e pelo vereador Calé Soares, presidente da comissão da Infância e Juventude da Câmara Municipal. Eles puderam conhecer de perto as iniciativas voltadas para educação, tecnologia e impacto social da instituição, que já formou mais de mil alunos em cursos de tecnologia, idiomas e música. O diálogo abriu caminho para parcerias que vão beneficiar tanto crianças e adolescentes quanto suas famílias.
Entre as possibilidades discutidas estão a realização de palestras e atividades educativas para alunos, responsáveis e comunidade em geral, além da criação de oportunidades para que adolescentes em situação de acolhimento institucional possam integrar as ações da Casa.
“Ficamos muito felizes com a visita e com a confiança da Vara da Infância. Para nós, é uma chance de somar forças e mostrar que, juntos, podemos abrir caminhos de esperança e oportunidades reais para os jovens da nossa cidade. Queremos não apenas receber os projetos da Vara da Infância em nossa instituição, mas também oferecer vagas em nossos cursos para adolescentes encaminhados pela Justiça, preparando-os para o mercado de trabalho e para uma vida com mais autonomia e dignidade”, afirma Castellar.
Os comissários destacaram a relevância do trabalho desenvolvido pela Casa da Inovação e saíram animados com o potencial de colaboração. A expectativa é que, a partir dessa aproximação, novas iniciativas conjuntas possam fortalecer a rede de proteção e cuidado à infância e juventude em Teresópolis.
“A visita à Casa da Inovação foi extremamente positiva. Ficamos impressionados com a diversidade de projetos, sobretudo pela inclusão dos idosos. Na Vara da Infância, temos a iniciativa ‘ReciprocidArte’, que visa fomentar ações de visibilidade para idosos, através da experiência intergeracional deles com os jovens, e vemos grande potencial de parceria com a Casa”, opina Valéria.
“Além disso, acreditamos que levar a Orquestra Sustentável para apresentações nas instituições de acolhimento seria uma ação de grande impacto cultural e social”, acrescenta.
Agora, os comissários vão compartilhar os materiais e as propostas apresentadas com o Tribunal de Justiça. A expectativa é que seja avaliada a possibilidade de oficializar a parceria e colocar em prática as iniciativas conjuntas.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.