O Exército Brasileiro chamou a atenção de moradores de Valença entre os dias 9 e 12 de setembro, quando o 1º Esquadrão de Cavalaria Aeromóvel realizou a Operação Tormenta 2025, exercício de adestramento do seu Pelotão de Força de Prontidão (Pel FORPRON).
O destaque foi o helitransporte de viaturas táticas leves e motocicletas orgânicas do Pelotão de Cavalaria Aeromóvel para a Cabeça-de-Ponte Aeromóvel (C Pnt Amv), que foi realizado pela primeira vez em sobrevoo por Valença, sede do esquadrão.
Segundo o Exército, a atividade serviu para aprimorar a capacidade de planejamento de oficiais e sargentos do esquadrão em operações aeromóveis de grande vulto e em navegação aérea. Serviu também para adestrar o Pel FORPRON quanto a procedimentos de infiltração aeromóvel, reconhecimento e inteligência em prol da Brigada de Infantaria Aeromóvel.
Os militares envolvidos no exercício também foram submetidos a uma avaliação de tiro de combate por fração, como parte do programa de adestramento e do core Aeromóvel.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.