Objetivo é incentivar doação entre os jovens e sensibilizar os estudantes a se tornarem doadores periódicosDivulgação/Secom PMVR

Volta Redonda - A Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv) de Volta Redonda promove nesta semana a primeira edição do ano da “Universitários Sangue Bom”, campanha de doação de sangue, realizada em parceria com Associações Atléticas, Diretórios Acadêmicos e Centros Acadêmicos. O primeiro grupo esteve no Núcleo de Hemoterapia, que funciona no Hospital São João Batista, nesta segunda-feira (10). A campanha segue até sexta-feira (14), e o objetivo é incentivar a doação de sangue entre os jovens e sensibilizar os estudantes a se tornarem doadores periódicos.
O “Universitário Sangue Bom” tem apoio da Guarda Municipal de Volta Redonda que disponibiliza o transporte para os universitários, saindo de pontos de encontro pré-determinados, normalmente da própria escola. A campanha obedece ao calendário estabelecido pelo hemonúcleo, com data e horário marcados e respeitando o limite de 20 pessoas por dia.
A coordenadora de Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez, lembrou que a campanha está no calendário oficial do órgão e prevê duas edições ao ano. “Para participar basta entrar em contato pelo whatsapp da CoordJuv (24) 99290-3212. Doar sangue é um processo fácil, rápido, seguro e solidário”, afirmou.
A campanha ainda abrange o morador de Volta Redonda que faz faculdade em outro município e também os estudantes que fazem o curso no município, mas estão na cidade de origem.
“Basta fazer a doação no município que está. Faça contato que ajudamos a encontrar o Banco de Sangue mais próximo. Publique uma foto marcando a @coordenadoriadajuventudevr e a sua faculdade para somar com a nossa campanha”, explicou Larissa.
Seja um doador periódico
A captação no Núcleo de Hemoterapia do Hospital São João Batista é feita das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica. Qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos pode ser doador, sendo que os menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis. Não é preciso estar em jejum, mas é necessário estar em boas condições de saúde.
A mulher pode doar até três vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações. O homem pode doar até quatro vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.