Além do café, a SMDH disponibilizou material informativo e um exemplar da Lei Maria da Penha para todas as mulheres presentesDivulgação/Secom PMVR

Volta Redonda - Um grupo de aproximadamente 25 mulheres que trabalham na limpeza urbana de Volta Redonda, principalmente na varrição das ruas, foi homenageado com um café coletivo na manhã dessa quarta-feira (29), na sede da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), no bairro Nossa Senhora das Graças. Além do café, a SMDH disponibilizou material informativo e um exemplar da Lei Maria da Penha para todas as mulheres presentes. A secretária Glória Amorim, que realiza pelo segundo ano consecutivo a homenagem ao grupo, justificou a atividade.
“Elas são mulheres trabalhadoras pouco lembradas, e merecem esse reconhecimento pelo bom trabalho que realizam diariamente. É prazeroso recebê-las com essa homenagem simples, de um café, mas elas se sentem bem com o que estamos oferecendo. A secretaria tem esta função de conversar, de abraçar as mulheres nas suas lutas, de buscar abrir portas e fortalecer esta aproximação, dialogando com as trabalhadoras”, frisou Glória Amorim.
A guarda municipal Vilma Barbosa, integrante da Patrulha Maria da Penha, também participou da atividade no auditório da SMDH, junto com a assessoria técnica da secretaria.
Agradecimentos
Algumas trabalhadoras ouvidas falaram da alegria de receber a homenagem, como parte do reconhecimento profissional para os serviços que realizam nas ruas e calçadas, mantendo-as limpas, evitando que entulhos entupam os bueiros nesta época de dias chuvosos, que vai de novembro deste ano a março do ano que vem.
“É muito bom, acho que valoriza o nosso serviço. Sempre que me convidar eu virei com certeza”, disse Vera Lúcia, de 61 anos, que atua nas ruas com a varrição dos bairros Dom Bosco e 207, a partir das 7h da manhã.
Maria Marta também aprovou o convite recebido e repudiou os homens que praticam violência doméstica e familiar contra as mulheres: “Felizmente, hoje a mulher tem a proteção da lei, antes não tinha isto. Estamos mais fortes hoje do que antigamente, e estamos presentes no mercado de trabalho”.
Déia Márcia, que trabalha na varrição pública das ruas da Divisa 2, Santa Rosa, Ponte Alta, agradeceu à secretária e à equipe que preparou o café coletivo para o grupo como uma forma de reconhecimento da importância delas para a cidade.
O pensamento foi igual ao de Andréia Dalbone: “Viremos com prazer sempre que formos convidadas. É um trabalho que a gente faz com dedicação, porque estamos dando a nossa contribuição para uma cidade melhor para viver”, enfatizou Andréia.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.