Imagem de 'Hùndàngbènã - O Ninho da Serpente', de Mazé Mixo, que participa de debate após a exibição no Sesc Nova Iguaçu
 - Reprodução
Imagem de 'Hùndàngbènã - O Ninho da Serpente', de Mazé Mixo, que participa de debate após a exibição no Sesc Nova Iguaçu Reprodução
Por

O fotojornalista e diretor cinematográfico Mazé Mixo participa hoje de debate com o público, no Sesc Nova Iguaçu, após a exibição de 'Hùndàngbènã - O Ninho da Serpente', o primeiro longa-metragem do realizador de Nova Iguaçu. A projeção seguida de bate papo faz parte do eixo Sesc Territórios, que tem o objetivo de valorizar e dar visibilizar aos artistas do entorno das unidades do Sesc no Estado do Rio. Em Niterói, o rapper local De Leve faz show hoje à noite.

O documentário mostra a trajetória do pai de santo Mejitó Marcos de Gbesen. De sua viagem à Bahia para recuperar as origens do candomblé Jeje-Mahí até a fundação do terreiro Hunkpame Hùndàngbènã, o Ninho da Serpente, em Duque de Caxias, em 2011. O filme mostra as dificuldades por que passou o pai de santo durante sua busca, no Recôncavo Baiano, das origens dessa religião do Benin, na África. Majitó Marcos de Gbesen enfrentou preconceitos por ser homem, branco e 'estrangeiro' até conseguir ser aceito no Hunkpame Ayono Huntologi, a roça de Gaiaku Luíza de Oyá.

Com 61 minutos de duração, o filme tem classificação livre e entrada franca.

No Sesc Niterói, outro artista local se apresenta hoje, às 19h. O rapper niteroiense Ramon Moreno, mais conhecido como De Leve, foi um dos fundadores do coletivo Quinto Andar, pioneiro no uso da internet como meio de distribuição de suas próprias músicas. Hoje em carreira solo, De Leve apresenta em seu repertório músicas que trazem um toque de humor ácido e sarcástico aplicado a problemas sociais, tornando sua crítica ainda mais aguda.

No show, o artista apresenta músicas como 'A Lenda', 'Vai Vendo' e 'Largado'.

Você pode gostar
Comentários