Pesquisa Datafolha aponta que Lula tem 34% das intenções de voto - AFP/NELSON ALMEIDA
Pesquisa Datafolha aponta que Lula tem 34% das intenções de votoAFP/NELSON ALMEIDA
Por

Rio - A semana promete agitar ainda mais o já conturbado cenário político brasileiro. Depois de amanhã, uma corte de apelações no Rio Grande do Sul decidirá se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é culpado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A decisão pode sepultar a candidatura de Lula à Presidência da República.

A confirmação da sentença de nove anos e meio de prisão, proferida em julho passado pelo juiz Sergio Moro, complicaria ainda mais o panorama das já incertas eleições de outubro, nas quais Lula aparece como favorito. Na última pesquisa Datafolha, no início de dezembro, Lula tinha 34% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), com 17%.

Lula ficará em São Paulo

O Partido dos Trabalhadores (PT), sindicatos e movimentos sociais organizam caravanas de dezenas de milhares de militantes para ir a Porto Alegre, onde será realizado o julgamento, e convocam para atos em São Paulo, onde o ex-presidente (2003-2010) deveria aguardar o veredicto.

Dois grupos farão manifestações no dia do julgamento. O de esquerda e simpatizantes do ex-presidente prometem partir em sua defesa. Já os de direita e não simpatizantes para denunciar Lula. "Para prender Lula, vai ter que prender muita gente, mais que isso, vai ter que matar gente. Aí, vai ter que matar", advertiu a presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hofmann, em entrevista publicada na terça-feira no portal Poder360.

Lula, de 72 anos, foi condenado como beneficiário de um apartamento no balneário paulista do Guarujá, ofertado pela empreiteira OAS em troca de contratos na Petrobras. O imóvel, inclusive, foi penhorado em dezembro pela juíza Luciana Corrêa Tôrres de Oliveira, da 2ª Vara de Execuções de Títulos Extrajudiciais do Distrito Federal, para o pagamento de dívidas da OAS Empreendimentos com uma terceira empresa.

Se o TRF-4 ratificar a condenação, Lula ficará mais perto da prisão e da invalidação de sua eventual candidatura. Embora a princípio poderá continuar livre e fazer campanha até esgotar todos os recursos em cortes penais e eleitorais.

O ex-líder sindical se diz inocente e denuncia uma conspiração das elites. "Descobrimos que sofisticaram o golpe, não precisava mais de tanque, soldado, era só contar uma mentira contada como verdade pelos meios de comunicação. Mentira que entorpeceu a população como uma anestesia", disse Lula durante encontro com intelectuais no Rio de Janeiro. 

Você pode gostar
Comentários