Hector Costita e Joseval Paes fazem show com clássicos da Bossa Nova - Alexandre Brum / Agência O Dia
Hector Costita e Joseval Paes fazem show com clássicos da Bossa NovaAlexandre Brum / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - Quando chegou ao Rio em 1958, o saxofonista Hector Costita conheceu a bossa nova. A convite de João Donato e do contrabaixista Shu Vianna, foi para São Paulo, onde formou um quarteto na boate Baiúca. Hector Costita, nascido na Argentina, onde tocou com Astor Piazzolla e Lalo Schifrin, vive no Brasil até hoje. Nos anos 1960, foi um dos músicos fundamentais para o desenvolvimento do samba-jazz, a vertente instrumental da bossa nova. E agora volta ao Rio para celebrá-la.

Ao lado do guitarrista Joseval Paes, com quem festeja 25 anos de parceira, Hector Costita se apresenta no Beco das Garrafas, na noite de 27 de janeiro, para comemorar os 60 anos de gênero que ajudou a difundir. Foi em 1964 que, como integrante do Sexteto Bossa Rio, Costita gravou o emblemático LP "Você ainda não ouviu nada!", de Sérgio Mendes. O disco teve arranjos de Tom Jobim, que deixa lembranças marcantes na memória de Costita.

"Lembro da generosidade dele no estúdio. O Raul de Souza e eu improvisamos sobre alguns arranjos, modificando na hora o que o Tom havia escrito. Mas ele adorou e disse para nós: 'vão em frente, é isso aí'", lembra Costita.

O LP "Você ainda não ouviu nada!" foi resultado da temporada de Sérgio Mendes e Sexteto Bossa Rio no Bottle's Bar, em 1963. O mesmo Bottle's Bar em que Hector Costita se apresenta no dia 27. O repertório do show será temático, costurado por histórias sobre os primeiros anos da bossa nova, no Rio em São Paulo, e sobre o contato com o principal expoente do gênero: Antônio Carlos Jobim.

Hector Costita & Joseval Paes formam um duo na melhor acepção do termo: dois artistas que se bastam. O que é surpreendente para uma formação incomum de saxofone tenor e guitarra. Porém, com 25 anos de parceria completados este ano, eles fazem os instrumentos soarem como se fossem feitos um para o outro. Saxofone tenor e guitarra, nada mais.

Radicados em São Paulo, os músicos voltam atenções para o Rio de Janeiro após o sucesso do show no Bottle's Bar, no Beco das Garrafas, em fevereiro de 2017. Desde então, o retorno periódico à cidade atende às expectativas dos cariocas aficionados pela boa música.

Sobre Hector Costita

Nasceu em Buenos Aires, em 1934. Na Argentina, acompanhou Astor Piazzolla e tocou na big band de Lalo Schifrin. Em 1958, durante turnê no Rio, foi convidado por João Donato para ficar no Brasil. Nessa época, estabeleceu contato com os grandes expoentes da bossa nova. Fez parte do Sexteto Bossa Rio, de Sérgio Mendes, com o qual gravou o LP "Você ainda não ouviu nada" (1964), com arranjos de Tom Jobim e Moacir Santos. Hector Costita também tocou e gravou com Dick Farney, Johnny Alf, João Gilberto, João Donato, Elis Regina, Raul de Souza, Tenório Jr., Zimbo Trio, Edu Lobo, Chico Buarque e Milton Nascimento.

Em festivais de jazz e no Hotel Maksoud Plaza (SP), onde fez temporada com sua big band nos anos 1980, Hector Costita dividiu o palco com Miles Davis Quintet, Oscar Peterson Trio, Ella Fitzgerald, Tonny Bennett, Benny Carter, Dexter Gordon, Phil Woods e Michel Legrand. Como líder, seus principais discos de carreira são: "Fabuloso Hector" (1962), "Impacto" (1964), "Hector Costita" (1981) e "Paracachum" (1985).

Sobre Joseval Paes

Nasceu na cidade de São Paulo, em 1968. Tem 34 anos de carreira e passagens pelas Orquestras de Silvio Mazzuca, Osmar Milani, Maestro Zezinho, Elcio Álvares e Gallery Band, entre outras. Apresentou-se em diversas casas de jazz pelo mundo: na Suíça, Itália, África e em Portugal. Atualmente, Joseval Paes exerce intensa atividade didática no Conservatório Dramático de Música Dr. Carlos de Campos, em Tatuí (SP), onde é professor de guitarra, contrabaixo e prática de conjunto. O músico também coordena a Big Band Jovem da instituição. Como professor, também atuou no Clam, a escola de música do Zimbo Trio.

Serviço

Hector Costita & Joseval Paes: 60 anos anos de Bossa

27 de janeiro, sábado, às 22h30

Beco da Garrafas: Bottle's Bar - Rua Duvivier 37, Copacabana

R$ 50 (pagamento só em dinheiro)

2543-2962 / 96800-8683

Você pode gostar
Comentários