Ministro sul-coreano Myung-Gyun e delegado norte-coreano Son-Gwon - Dong-A Ilbo/ AFP
Ministro sul-coreano Myung-Gyun e delegado norte-coreano Son-GwonDong-A Ilbo/ AFP
Por

A Coreia do Norte vai enviar atletas e uma delegação de alto escalão para os Jogos Olímpicos de Inverno, na Coreia do Sul. A participação do país foi acertada entre os dois países, em reunião realizada ontem. O gesto é um sinal de alívio, após semanas de tensão.

"A parte norte-coreana vai enviar uma delegação do Comitê Olímpico Nacional, atletas, torcedores, um grupo de artistas, uma equipe de  Taekwondo e um serviço de imprensa", anunciaram os dois países em um comunicado conjunto.

Os Estados Unidos parabenizaram o diálogo entre as duas Coreias, mas disseram que estarão atentos em relação às sanções "impostas pelo Conselho de Segurança da ONU".

Seul e Pyongyang também concordaram em "diminuir a tensão militar atual e manter discussões militares sobre a questão".

O Sul também aproveitou este primeiro encontro em mais de dois anos para solicitar um encontro das famílias separadas pela guerra (1950-53), um dos legados mais dolorosos do conflito.

Os dois lados também decidiram restabelecer a linha telefônica militar que foi cortada em fevereiro de 2016, a fim de melhorar a comunicação entre os Exércitos desses dois países ainda tecnicamente em guerra.

BROCHE DO FUNDADOR

As discussões estão sendo realizadas em Panmunjom, vilarejo onde o cessar-fogo da Guerra da Coreia foi assinado, na Zona Desmilitarizada (DMZ) que divide a península. 

A delegação norte-coreana cruzou a pé linha de demarcação militar para ir à Casa da Paz, o lugar de encontro do lado sul-coreano. O chefe da delegação norte-coreana Ri Son-Gwon portava um broche ornado com o retrato do pai fundador da Coreia do Norte, Kim Il-Sung, e do seu filho e sucessor Kim Jong-Il.Cho portava um broche com as cores da bandeira da Coreia do Sul.

Você pode gostar
Comentários