Atrizes no Globo de Ouro - AFP
Atrizes no Globo de OuroAFP
Por ESTADÃO CONTEÚDO

Los Angeles - Na noite deste domingo, a temporada de premiações 2018 teve início com a realização da 75ª edição do Globo de Ouro, em Los Angeles. O evento premia os melhores no cinema e na televisão no último ano.

A cerimônia, como esperado, foi marcada por uma série de protestos por conta dos recentes escândalos de abusos sexuais envolvendo nomes de Hollywood. Para chamar a atenção para o tema, atrizes chegaram à premiação vestidas de preto e acompanhadas de ativistas. A noite foi dominada por mulheres e marcada por discursos contra o assédio sexual e em favor da igualdade de gênero.

A apresentadora e atriz Oprah Winfrey foi a homenageada da noite e fez um forte discurso. Ganhadora do troféu Cecil B. DeMille, entregue a pessoas bem sucedidas e que marcaram a indústria do entretenimento, ela falou sobre a força das mulheres, assédio sexual e racismo. Ela ainda lembrou que foi a primeira mulher negra a ganhar esse prêmio.

Em meio ao clima de protesto, porém, a cerimônia, apresentada pelo comediante Seth Meyers, seguiu com as entregas de prêmios. No cinema, A Forma da Água, de Guillermo Del Toro, liderava, com sete categorias, e foi bem. O cineasta mexicano venceu o prêmio de melhor direção e o filme levou ainda o troféu por sua trilha sonora.

O prêmio principal da noite, de melhor filme de drama, porém, ficou com Três Anúncios Para um Crime, que conta a história de uma mulher que busca justiça para o assassinato da sua filha. Por esse papel, inclusive, Frances McDormand ficou com o prêmio de melhor atriz em filme de drama. O melhor ator na categoria foi Gary Oldman, por O Destino de uma Nação.

Entre os filmes de comédia, destaque para o ator James Franco, que venceu por O Artista do Desastre, e para Saoirse Ronnan, que venceu por Lady Bird: É Hora de Voar - e pode ser nome forte para o Oscar. O filme, aliás, dirigido por Greta Gerwig, venceu ainda o prêmio de melhor filme de comédia ou musical.

Nas categorias de TV, a minissérie Big Little Lies, que recentemente foi renovada para uma segunda temporada, teve o seu favoritismo confirmado e levou todos os prêmios que concorria: melhor série limitada, melhor atriz para Nicole Kidman, melhor atriz coadjuvante para Laura Dern e melhor ator coadjuvante para Alexander Skarsgard.

Já The Handmaid's Tale repetiu os resultados do Emmy 2017, vencendo como a melhor série de drama e melhor atriz de drama para Elisabeth Moss. Sterling K. Brown, de This Is Us, venceu como melhor ator.

Você pode gostar
Comentários