O Facebook iniciou a maior reforma de conteúdos dos últimos anos em sua rede. Com vontade declarada de privelegiar o bem-estar dos internautas, a rede social anunciou, nesta quinta-feira, que agora o feed de notícias da rede dará prioridade às publicações por familiares e amigos, deixando famosos, marcas e meios de comunicação em segundo plano.
A rede social considera que uma foto de família tem mais valor para um usuário do que o vídeo de uma celebridade, ou a propaganda de uma marca de roupa. "Achamos que a interação entre as pessoas é mais importante do que o consumo passivo de conteúdos", explica John Hegeman, responsável pelo feed de notícias no seio do grupo, acrescentando que se trata de "uma das atualizações mais importantes" que o Facebook já fez.
Os meios se preocupam
Este novo funcionamento preocupa os meios de comunicação, que veem os conteúdos divulgados em seus perfis relegados a um segundo plano e temem importantes consequências em sua capacidade de chegar aos leitores, a menos que os patrocinem no feed de notícias pagando uma tarifa.
O cofundador e presidente do grupo, Mark Zuckerberg, definiu como prioridade aproximar em sua rede as pessoas que interagem na vida real. O CEO citou em particular vários estudos segundo os quais as interações com familiares e amigos favorecem o bem-estar, muito mais que, por exemplo, ler artigos da imprensa.
Evitando problemas
O Facebook, assim como o Twitter, recentemente foi criticado por ter deixado sobressair informações falsas como os conteúdos publicados pelos russos durante a campanha presidencial americana em 2016.
Mas o problema pode persistir, dado que o novo funcionamento do feed de notícias não relega a um segundo plano os artigos e vídeos compartilhados por amigos, que continuam sendo a primeira causa das informações falsas se tornarem virais nas redes sociais.