-
Por

Prestes a completar um ano no poder, Donald Trump calou os críticos que duvidavam de sua capacidade mental. "A saúde do presidente dos Estados Unidos é excelente e não há indícios de que sofra de problemas cognitivos", atestou o médico da Casa Branca. Trump pediu para ser submetido à Avaliação Cognitiva de Montreal, ou MoCA, famoso teste que mede competências básicas, como memória, atenção e visão espacial. E Trump gabaritou. Como você se sairia? Peça a alguém aplicá-lo.

"Penso que viu o exame físico como uma oportunidade para colocar parte disso no esquecimento", afirmou Ronny Jackson. "E penso que não estava em absoluto preocupado por ter algo a esconder", emendou. "Todos os dados indicam que o presidente está saudável e que continuará estando enquanto durar sua Presidência", encerrou. É a primeira vez que um presidente americano se submete a esta avaliação no exercício de suas funções.

Os questionamentos sobre as capacidades mentais do anfitrião da Casa Branca foram reavivadas pelo polêmico livro do jornalista Michael Wolff, que desenha um retrato ácido do antigo magnata do setor imobiliário, garantindo que sua comitiva duvida de sua capacidade de governar. Habilidades que o teste MoCA não pretende, no entanto, avaliar.

Jackson informou as informações pessoais do presidente: 1,90 metros de altura, 108 quilos de peso, 68 de frequência cardíaca em repouso e 122/74 de pressão arterial. Ele disse que os índices são normais.

"Tem uma aptidão cardíaca incrível neste momento da sua vida e acho que grande parte disso se deve ao fato de que teve uma vida de abstinência de tabaco e álcool", afirmou Jackson. No entanto, o médico de Trump afirmou que trabalhará em uma dieta para que o presidente tente reduzir "todo o que puder" em calorias, gorduras e carboidratos que consome.

Você pode gostar
Comentários