Mesmo com chuva em alguns pontos do Rio, os postos de saúde ficaram lotados de pessoas em busca da vacina contra a febre amarela ontem no Dia D de vacinação. As unidades de saúde das 92 cidades do estado abriram exclusivamente para a imunização. Em todo o estado, 500 mil pessoas tomaram a vacina. Na capital, a dose foi fracionada, que tem o mesmo efeito da plena e duração de 8 anos. Os postos vão continuar a vacinar na segunda-feira.
O prefeito Marcelo Crivella esteve no Centro de Saúde Píndaro de Carvalho Rodrigues, na Gávea, e participou do mutirão. "É importante lembrar que, não temos nenhum caso de humano ou macacos infectados no município", afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Marco Antônio de Mattos, ressaltou que nos últimos dias aumentou o número de macacos mortos pela população: 139 foram encontrados sem vida. Em nenhum deles foi detectado o vírus. Mattos fez apelo para que os animais não sejam assassinados.
O engenheiro Felipe Martins, 24, foi se vacinar fantasiado de Hera Venenosa, vilã na série Batman. Depois foi para o "Bloco Desliga da Justiça".