Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos diz que cessar-fogo é definitivo e bilateral - Reuters
Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos diz que cessar-fogo é definitivo e bilateralReuters
Por AFP

Bogotá -  A guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) é a responsável pelos atentados que no fim de semana mataram sete policiais e deixaram dezenas de feridos na Colômbia, afirmou nesta segunda-feira o ministério da Defesa. Esses ataques colocam em risco o futuro dos acordos de paz.

O ministro Luis Carlos Villegas em entrevista à Caracol Radio assegurou que os três ataques com explosivos no sábado e domingo no norte do país, que, a princípio, foram atribuídos a grupos de traficantes de drogas, têm relação direta com a guerrilha.

Um comando da guerrilha, por sua vez, reivindicou no domingo o atentado em uma delegacia no porto de Barranquilla, onde no sábado morreram cinco agentes e 41 ficaram feridos. Os outros dois atentados também foram executados contra delegacias no domingo.

As autoridades prenderam Cristian Bellón, de 31 anos, suspeito de ter ativado a bomba que matou os cinco agentes. Bellón, segundo as autoridades, tem ligações comprovadas com o ELN.

Villegas assegurou ainda que Santos e parte de sua equipe negociadora estão em consultas para definir o futuro das negociações entre o governo e esta guerrilha.

O diálogo com o ELN está em suspenso desde 10 de janeiro, quando rebeldes iniciaram uma ofensiva contra a força pública e a infraestrutura petroleira do país.

Você pode gostar
Comentários