Giovanna Grigio - fotos Vinicius Mochizuki/Divulgação
Giovanna Grigiofotos Vinicius Mochizuki/Divulgação
Por Gabriel Sobreira

"Acho muito triste a possibilidade da gente ser impedido de amar quem a gente quer", defende Giovanna Grigio, 20 anos, a intérprete de Samantha, em 'Malhação: Viva a Diferença', da Globo. Na história, a personagem vive um romance com Lica (Manoela Aliperti) e o casal é um dos destaques da novelinha e o queridinho do público.

FORÇA DOS FÃS

A simpatia dos fãs da novela é tanta que a cena do primeiro beijo das meninas foi um dos assuntos mais comentados no Twitter. "Ganhamos um 'fandom' (tipo de fã-clube) muito forte. Eles levantam hashtags todos os dias para o casal e tem muita gente se sentindo representada olhando para a TV e se identificando. Muita gente começou a assistir a novela por conta do casal", comemora a atriz.

OPORTUNIDADE

Falar de homossexualidade em uma trama de jovens traz uma responsabilidade para Giovanna, mas ela pensa além. "É uma oportunidade de contar uma história entre duas garotas que tinham um amor. É uma história de amor. São duas meninas, que têm muita coisa em comum, cria-se entre elas, elas descobrem essa cumplicidade e acaba virando um sentimento a mais que isso", sintetiza. "É uma história de amor muito bonitinha. E tratada com muita normalidade. Estamos quebrando barreiras, uma de cada vez, devagarzinho", completa.

MANOELA

Sobre a colega de cena, Manoela Aliperti, Giovanna só tem elogios. "A minha parceria com a Manu é ótima. Ela é uma atriz muito talentosa, sempre gostei de estar em cena com ela. Agora estamos fazendo um casal e temos uma troca diferente e estou aprendendo muito com ela, construímos tudo juntas, sentamos e conversamos sobre a cena. Está sendo um baita aprendizado trabalhar com ela, ficamos amigas, trocamos livros. Esse elenco criou um elo de amizade muito forte. É um grupo que vai ficar para sempre", profetiza.

AMIGAS

Mas os fãs torcem para um relacionamento entre você e Manoela ou sabem separar? "A maioria entende que é ficção. Eles percebem que eu e Manu somos grandes amigas e que está dando certo. A galera elogia bastante as nossas cenas. É legal ver que a galera entende o que é novela e o que é verdade. As redes sociais dão uma abertura para nossa vida e nos enxergam como somos e nos distanciam um pouco da personagem", explica.

TROCA DE AMOR

As mensagens recebidas pelos seguidores e quem acompanha a trama pela TV são um gás de energia para atriz. Giovanna diz que esse é um sinal de que o trabalho de toda equipe está dando certo. "Cada fã clube, cada pessoa que diz que se sentiu representado, cada menina e menino que torce pelo casal, fico feliz. É uma troca de amor. Amor tem que ser trocado mesmo. Pra que guardar amor para si mesmo, né? Acho importante quando a gente gosta de algo dizer. Elogiar, trocar elogios, tem tantos "haters" espalhados pela internet dando ódio grátis, e quando sai uma mensagem de amor é tão especial, nos torna fortes, gosto muito disso", frisa.

AMADURECENDO

Natural de Mauá (SP), Giovanna está morando sozinha no Rio de Janeiro e conta como tem sido a experiência. "A gente amadure muito, aprende a curtir a própria companhia, é difícil morar só, principalmente nesse começo e ainda ficar totalmente sozinha. Por exemplo, se não lavar a louça, a louça não vai se lavar sozinha", entrega, aos risos.

INFLUENCIADORA

Com mais de 4,5 milhões de seguidores no Instagram e mais de 3 milhões no Facebook ("Nem consigo nem imaginar essa gente toda junta", diverte-se), a morena diz que muito mais do que responsabilidade, enxerga uma chance de falar de coisas boas para tantos jovens que a seguem.

"Para fazer esse jovem se sentir melhor, se envolver com as coisas que acredita, indico livro que vai fazer bem", cita. "Acho que cada vez mais tenho meus ideais, no que eu acredito, e conforme vamos crescendo e entendendo melhor e se engajando mais nas nossas lutas e nas lutas que acreditamos. Estou me tornando uma jovem engajada", acrescenta.

ACEITAÇÃO

Recentemente, Giovanna postou uma foto na praia onde exibia estrias. A imagem repercutiu. Teve 727 mil curtidas e mais de 22 mil comentários. "Não postei pensando ou querendo causar um movimento nem nada. Olhei para a foto, achei bonita e postei", lembra.

"Nunca foi uma questão para mim esse lance das estrias, celulites, olheiras. Sempre tive isso muito claro. E quando teve a repercussão, vi que para mim não é uma questão, mas para muita gente é. A foto deu um retorno muito grande para mim, pessoas contando as próprias histórias, depoimentos, nem consegui ler tudo", revela. "Muita gente veio e disse: 'Que legal, a Giovanna assumindo as imperfeições'. O que é imperfeição? Não acredito que uma estria, uma celulite, uma olheira, uma cicatriz, não acho imperfeição, mas que faz parte da gente. Faz parte de quem a gente é", ressalta.

Segundo a intérprete, quase ninguém posta foto no Instagram de seu momento ruim. "Postamos quando estamos bonitas, muito felizes, posadas, numa luz incrível, usando aquela roupa sensacional, com maquiagem. Nada do que a gente vê no "feed" (linha do tempo na rede social) é real. E isso acaba mexendo com a cabeça das pessoas. É um padrão de beleza inalcançável e eu não acredito nesse padrão de beleza. Acredito no que é verdadeiro. Não acredito em perfeição", destaca.

FUTURO

Na reta final da trama, Giovanna diz que está tranquila quanto ao possível desfecho de Samantha e Lica. "Quero que elas sejam felizes. Independente de como for, se elas ficarem juntas ou não.São personagens muito legais e especiais. São meninas fortes e decididas, que têm o controle das próprias decisões. Se elas estando felizes, estou feliz também", afirma.

E quais seus planos para depois de 'Malhação: Viva a Diferença'?

"Por enquanto quero dar uma descansada, graças a Deus tive o privilegio de emendar um trabalho no outro - antes, ela fez 'Êta Mundo Bom!', da Globo -. Vou tirar uns dias para viajar, espero que consiga (risos), e estudar, me dedicar às minhas coisas para depois ver outros projetos. Não consigo ficar muito tempo sem trabalhar (risos). Sou muito workaholic, preciso estar na ativa", entrega com humor.

Você pode gostar
Comentários