Por AFP

Joanesburgo - Funcionários de uma empresa de mineração ficaram presos debaixo da terra nesta quinta-feira, na África do Sul, após um corte de eletricidade provocado por uma tempestade. De acordo com o Sindicato Nacional de Mineiros, 800 trabalhadores estariam no poço número 3 e outros 300 no poço número 2. Apenas 60 mineiros conseguiram voltar à superfície. 

Até o momento, não foi possível estabelecer a profundidade em que se encontram os trabalhadores. No entanto, as galerias mais profundas estão a cerca de mil metros abaixo do solo. O porta-voz da Sibanye Gold, empresa que administra a mina, declarou que as equipes de resgate tentavam acionar geradores elétricos para poder fazer funcionar os elevadores. "Os geradores da mina que deviam ser ativados em caso de falta de energia elétrica não estavam funcionando", afirmou o porta-voz.

A tempestade

A tempestade que atingiu a mina de Beatriz na noite de quarta-feira, cerca de 290 km a sudoeste de Joanesburgo, danificou a fiação da fonte de energia da mina.

A Associação dos Sindicatos de Mineradores denunciou "a falta de plano de resgate na mina em termos de fontes alternativas de eletricidade" e falou de "um incidente muito sério, levando em consideração o elevado número de mineiros presos". De acordo com esta associação, os mineiros presos podem ficar sem alimento ou água muito rapidamente.

A principal central sindical do país, Cosatu, pediu a abertura imediata de "uma investigação sobre este acidente" e exigiu que a empresa seja responsabilizada por negligência nesse evento.

O setor da mineração na África do Sul

Os acidentes no setor de mineração são frequentes na África do Sul, que tem as minas mais profundas do mundo. Em 2015, 77 pessoas morreram em acidentes em minas, de acordo com a Câmara de Minas da África do Sul. Em agosto do ano passado, cinco trabalhadores morreram em uma mina de ouro perto de Joanesburgo, soterrada por um deslizamento de terra.

Você pode gostar
Comentários