Imigrantes chegando na base naval em Tripoli, no dia 31 de janeiro de 2018, depois de serem resgatados da costa líbia  - AFP
Imigrantes chegando na base naval em Tripoli, no dia 31 de janeiro de 2018, depois de serem resgatados da costa líbia AFP
Por AFP

Suíça - Cerca de 90 imigrantes, em sua maioria do Paquistão, desapareceram nesta sexta-feira no naufrágio da embarcação em que estavam ao largo da costa líbia, indicou a agência da ONU para os migrantes (OIM).

"Dez corpos apareceram na costa", incluindo os de 8 paquistaneses e de 2 líbios.  Há 3 sobreviventes, indicou à imprensa em Genebra uma porta-voz da OIM, Olivia Headon. "Dois sobreviventes nadaram até a costa", enquanto o terceiro "foi resgatado por um pescador", explicou.

De acordo com esses sobreviventes, ao menos 90 imigrantes podem ter morrido nesta tragédia. A maioria deles era do Paquistão.

Em 2017, 3.138 paquistaneses chegaram na Itália após atravessarem o Mediterrâneo partindo da Líbia, segundo dados da OIM.

Este ano, os números relativos aos paquistaneses já atingem 240 chegadas na Itália em janeiro, contra apenas 9 em janeiro do ano passado.

Em 2017, mais de 3.100 imigrantes morreram ou desapareceram tentando atravessar o Mediterrâneo para chegar na Europa, incluindo mais de 2.800 ao largo da Líbia, de acordo com a OIM.

 

Você pode gostar