Donald Trump  - AFP
Donald Trump AFP
Por AFP

Washington - O Congresso dos Estados Unidos tornou público nesta sexta-feira, após autorização do presidente Donald Trump, um polêmico memorando que questiona a imparcialidade do FBI em relação ao partido Republicano, em um ambiente de crescente tensão política.

O anúncio da autorização ao Congresso para tornar público o documento foi feito pelo próprio Trump na Casa Branca momentos antes. "O que está acontecendo em nosso país é uma desgraça. Muita gente deveria sentir vergonha", disse o presidente no Gabinete Oval.

Fontes da Casa Branca informaram que a equipe jurídica da presidência enviou formalmente aos líderes do Congresso uma cópia do explosivo documento de quatro páginas, em um gesto que pode dar início a uma crise com consequências imprevisíveis.

O memorando - ainda inédito - foi elaborado pelo polêmico chefe da Comissão de Inteligência da Câmara dos Deputados, o republicano Devin Nunes, contra a opinião dos membros democratas de sua comissão e a partir de informações secretas.

Esse relatório baseia-se nas escutas que o FBI realizou de um membro da equipe de campanha eleitoral de Trump em 2016, no marco geral das investigações sobre a alegada interferência da Rússia nas eleições presidenciais daquele ano.

De acordo com Nuner, o FBI se baseou em informações do partido Democrata para interceptar conversas de um auxiliar da campanha de Trump, Carter Page. A narrativa defendida por Nunes desenha um FBI e um Departamento de Justiça profundamente politizados e com um forte sentimento anti-Trump.

O FBI questionou energicamente a publicação do documento, alegando que continha graves imprecisões.

Você pode gostar
Comentários