A princesa Mako e Kei Komuro - Reprodução/AFP
A princesa Mako e Kei KomuroReprodução/AFP
Por O Dia

Tóquio - A princesa Mako, neta do imperador japonês Akihito, comunicou nesta terça-feira que decidiu postergar seu casamento com o plebeu Kei Komuro até 2020. O noivado oficial e o casamento estavam previstos para este ano. Os meios de comunicação japoneses informaram que o adiamento é devido à "falta de preparação" da princesa. 

Mako, de 26 anos, anunciou em setembro seu noivado com Kei Komuro, que conheceu na universidade e atualmente trabalha em um escritório de advogados. Uma cerimônia tradicional estava prevista para 4 de março para oficializar o noivado e o casamento estava marcado para 4 de novembro.

Em uma declaração à agência da Casa Imperial, citada pela agência Kyodo, a princesa Mako  também "reconheceu a falta de tempo para realizar os preparativos necessários" visando o casamento. Também disse que deseja postergar o casamento para 2020, após "uma série de cerimônias importantes para a família imperial", aparentemente fazendo alusão à abdicação do imperador Akihito, em abril de 2019.

Parte da população japonesa esperava que o casamento de Mako com um plebeu pudesse causar mudanças nas restritivas leis de sucessão ao trono japonês que ameaçam o futuro da família imperial. Só homens podem participar da linha sucessória e mulheres que se casam com plebeus precisam sair da família imperial, tirando seus descendentes da possibilidade de serem incluídos na nobreza. O próprio imperador Akihito e seus dois filhos se casaram com plebeias, que integram a família imperial.

 

 

 

Você pode gostar
Comentários