Voluntários usando trajes espaciais se estabeleceram esta semana no deserto de Omã para realizar pesquisas e simulações das condições de vida no Planeta Marte. - Reprodução/AFP
Voluntários usando trajes espaciais se estabeleceram esta semana no deserto de Omã para realizar pesquisas e simulações das condições de vida no Planeta Marte.Reprodução/AFP
Por O Dia

Omã -  O programa AMADEE-18 lançado nesta quinta-feira foi organizado pelo Austrian Space Forum e patrocinado pelo sultanato de Omã. Com o apoio de empresas e universidades, voluntários, usando trajes espaciais, passaram esta semana no deserto de Omã para realizar pesquisas e simulações das condições de vida no Planeta Marte.

Esta missão ocorre quando o bilionário americano Elon Musk acaba de lançar ao espaço o foguete atualmente mais potente do mundo, um feito que constitui uma etapa para o transporte de humanos a Marte. De retorno à Terra, em um remoto lugar do deserto de Dhofar, pesquisadores, profissionais do espaço e apaixonados pela ciência se reuniram para fazer avançar o AMADEE-18.

Em um campo sob a proteção das forças armadas locais, são realizadas experiências como cultivar verduras frescas em estufas de plástico ou fazer rodar veículos autônomos por terrenos sinuosos. Os participantes também dirigem veículos com baterias solares para concretizar outras experiências realizadas por pesquisadores universitários.

O campo de construções pré-fabricadas, cuja maior parte foi instalada por uma comissão omani antes da missão: banho quente, ar condicionado, um gigantesco iglu inflável e um labirinto de habitações servidas por um gerador 24 horas por dia.

O Austrian Space Forum não dispõe de foguete como Elon Musk, mas seus membros -alguns dos quais trabalham no setor espacial- compartilham a mesma vontade de inovar fora das estruturas dos programas espaciais nacionais, extremamente rígidos.

Local especial

O presidente do Fórum, Alexander Soucek, diz que seus colegas estão conseguindo um lugar especial com as simulações de Marte e que estão em condições de realizar suas investigações com mais flexibilidade e agilidade.

Desde 2015, os Estados Unidos, sob a presidência de Barack Obama, e depois o Luxemburgo estão na vanguarda do que se chama a nova corrida ao espaço, criando marcos legais que toleram a exploração mineradora. A União Europeia (UE) ainda não se posicionou, uma vez que os seus membros têm divergências a este respeito.

Os astronautas voluntários da AMADEE-18 dizem ter observado o lançamento da Falcon Heavy com admiração, mas têm diferentes pontos de vista sobre suas implicações, bem como a comercialização do espaço.

 

Você pode gostar
Comentários