Pyeongchang, na Coreia do Sul, recebe atletas de todo o mundo - AFP
Pyeongchang, na Coreia do Sul, recebe atletas de todo o mundoAFP
Por AFP

Pyeongchang - A Coreia do Sul e seu vizinho do Norte se aliaram para lançar uma mensagem de esperança na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018. Os quase 150 atletas de ambos os países deram a volta no estádio atrás de uma bandeira unificadora com o contorno do mapa da península em azul sobre um fundo branco.

Pouco antes do início da cerimônia de abertura, o presidente sul-coreano Moon Jae-In se aproximou do lugar onde a delegação norte-coreana estava e apertou a mão de Kim Yo-jong, primeiro membro da dinastia comunista que governa a Coreia do Norte a viajar para a Coreia do Sul. 

Ao longo de toda a cerimônia houve acenos à paz, como o tema "Imagine" de John Lennon, uma ode à convivência pacífica cantada por quatro famosos cantores sul-coreanos. "Eu declaro abertos os Jogos Olímpicos de Pyeongchang", disse Moon Jae-in da tribuna.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, aplaudiu os gestos das duas Coreias na cerimônia e durante os Jogos, já que uma equipe feminina unificada de hóquei no gelo vai participar do evento em Pyeongchang. Além disso, duas dessas atletas participaram do acender da pira olímpica.

"Vocês nos inspiram a viver juntos em paz e em harmonia, apesar de todas as nossas diferenças. Vocês nos inspiram competindo pela mais alta honra no espírito olímpico da excelência, respeito e fair play", afirmou Beach em discurso entusiasmado.

"Um grande exemplo do poder unificador é o desfile juntos aqui, nesta noite, das duas equipes nacionais da República da Coreia e da República Democrática Popular da Coreia. Nós agradecemos", acrescentou.

Após o período olímpico de 9 a 25 de fevereiro, data do encerramento dos Jogos, será possível constatar se esses gestos de distensão são sólidos para o futuro.

No sábado, estão programadas conversas entre as autoridades dos dois países.

Você pode gostar
Comentários