Operação do carnaval português começa nesta sexta-feira - Reprodução/Internet
Operação do carnaval português começa nesta sexta-feiraReprodução/Internet
Por O Dia

Lisboa -  A operação "Carnaval 2018" em Portugal começa nesta sexta-feira e vai até a terça-feira. O patrulhamento e a fiscalização rodoviária serão feitos pela Guarda Nacional Republicana (GNR), que vão intensificar as ações perto dos locais onde tradicionalmente ocorrem festividades carnavalescas, como nas cidades de Loures e Torres Vedras.

Durante os dias de operação, militares dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito vão desenvolver várias ações de fiscalização. Infrações como conduzir sob efeito de álcool, sem carteira de habilitação, em excesso de velocidade, uso incorreto ou não utilização do cinto de segurança e de cadeirinhas para crianças terão especial atenção da GNR.

O primeiro-ministro português, António Costa, decretou ponto facultativo na terça-feira de Carnaval, no próximo dia 13. Não é a primeira vez que Costa toma essa decisão – no ano passado havia feito o mesmo. Embora a terça-feira de Carnaval não conste da lista de feriados obrigatórios estipulados por lei, o Governo entende que existe em Portugal uma tradição consolidada de organização de festas neste período este ano.

Temperaturas baixas

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, uma pequena subida das temperaturas mínimas vai trazer um Carnaval menos frio, mas chuvoso, principalmente nas regiões do Norte e Centro do país. Em Lisboa, as temperaturas mínimas médias serão de aproximadamente 7ºC e as máximas de 13ºC, nos próximos dias. Há previsão de chuva para segunda-feira.

Você pode gostar
Comentários