"Museu do Cárcere" uma das unidades integrantes do Ecomuseu Ilha Grande,, localizado na Vila Dois Rios Divulgação/UERJ

Ilha Grande- O Ecomuseu Ilha Grande, promove oficinas, palestras e exposições virtuais gratuitas na 21ª Semana Nacional de Museus, que ocorre até domingo (21/05), em todo o Brasil. O tema da edição deste ano é “Museus, sustentabilidade e bem-estar". Durante a semana, serão promovidos projetos baseados na relação do ser humano com o ambiente, seguindo as diretrizes da Rio2030 - maior iniciativa de implementação da Agenda 2030, da ONU, do país. O Ecomuseu Ilha Grande é uma unidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Uerj, que integra o Sistema Estadual de Museus.
 
Atividade desenvolvida no Ecomuseu Ilha Grande - Divulgação/UERJ
Atividade desenvolvida no Ecomuseu Ilha GrandeDivulgação/UERJ
- Através dos museus criamos vínculos com o passado e possibilidades para o futuro, o mesmo ocorre com a sustentabilidade. Para continuarmos contando a trajetória das transformações sociais precisamos garantir o futuro do planeta e das próximas gerações. Cuidar do meio ambiente é uma das prioridades do nosso governo e junto com a cultura estamos mostrando a importância da preservação – relatou o governador Cláudio Castro.
A semana do Dia Internacional do Museu, comemorado nesta quinta-feira (18/05), tem o objetivo de promover a cultura no país e intensificar a relação da sociedade com os espaços de memória. A temporada de 2023 propõe refletir sobre a importância dos museus na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social. Com foco nesses objetivos, os núcleos do Ecomuseu Ilha Grande organizaram atividades presenciais, como as oficinas sobre a importância da reciclagem para a geração de renda da comunidade local.
O centro de memórias está disponibilizando atividades virtuais relacionadas à temática, como apresentação de uma série de vídeos e postagens nas redes sociais que tratam do papel do Ecomuseu e da comunidade na sustentabilidade local e preservação da paisagem natural. Também apresenta conceitos sobre patrimônio mundial da humanidade, sustentabilidade e memória.
O Parque Botânico do Ecomuseu lançará, no dia 27 de maio, a 1ª Visita Virtual em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica e dentro das atividades da 21ª Semana Nacional de Museus. A visita apresenta a exposição de Plantas Nativas da Ilha Grande, com a valorização da história humana desde os povos originários até os dias atuais. O link estará disponível no site do Ecomuseu: www.ecomuseuilhagrande.uerj.br.

Roteiro com exposições gratuitas no estado do Rio

Centro Cultural Banco do Brasil
Realiza no sábado (20.05) uma apresentação interativa do Grupo Sonori. Com instrumentos feitos de sucatas e jogos corporais.
Local: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro , às 13h
Museu Ciência e Vida – Duque de Caxias
O museu recebe até sexta-feira (19.05) a exposição “Independência Cabocla” que traz uma reflexão sobre o Brasil dos tambores e dos batuques, das curas e curandeiros, das danças, musicalidades e seus ritmos.
Local: Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias
Visitação: Terça a sexta feira, das 9h às 17h
Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro – Niterói
A exposição “Arte do retrato – variações de olhar”, em exibição até o dia 30 de julho, no Museu do Ingá, um espaço da Funarj em Niterói, apresenta um panorama diversificado da história do retrato no Brasil antes das selfies. A mostra reúne pinturas, gravuras e fotografias do século XIX e XX que são das coleções dos museus e espaços culturais vinculados à Funarj.
Local: Rua Presidente Pedreira, 78 – Ingá, Niterói
Visitação: Quarta-feira a domingo, de 12h às 17h
Museu da Justiça
Local - Rua Dom Manuel, 29, térreo. Centro
Exposição permanente
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.