Evento e-sports lota o CEA na Praia da ChácaraDivulgação/PMAR
Angra dos Reis sediou neste final de semana o Arena Games Costa Verde, um evento voltado para os fãs da cultura geek e dos jogos eletrônicos. O agito aconteceu no Centro de Estudos Ambientais (CEA) e reuniu centenas de pessoas, no sábado (26) e no domingo (27).
- A cidade precisava disso, o governo municipal entendeu e investiu. Existe uma demanda, um nicho, percebemos isso e estamos movimentando essa galera, não só os jogadores, mas também a turma do cosplay – explicou Vlad Flores, representante da organização do evento.
Realizado pela empresa Primeira Conquista, o Arena Games contou com a parceria da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio das secretarias de Esporte e Lazer, Juventude e a de Desenvolvimento Econômico e teve ainda o apoio da Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos.
- Esse é um evento que atrai um público jovem diferente daquele que atingimos normalmente; quisemos atraí-los para o e-sports, que é uma modalidade esportiva com jogos virtuais. Tivemos também um espaço gamer e concurso de cosplay, foi um evento para toda a família, com diversão para todas as idades – destacou o secretário de Esporte e Lazer, Vitor Simões.
- Essa paixão pelos jogos, tanto o meu filho quanto a minha filha tem, os dois adoram. É muito gratificante estar participando e tendo ele aqui junto comigo – frisou o agente de saúde Yghor Stojak.
A estrutura armada no CEA foi especial para proporcionar experiências incríveis aos visitantes, de forma totalmente gratuita. Dois telões de LED enormes foram montados, um no auditório e outro no saguão, e através deles foi possível acompanhar as disputas virtuais.
Uma sala com diversos tipos de jogos de videogames ficou à disposição do público, que pôde jogar ou simplesmente acompanhar a movimentação. Mostrando ser um evento inclusivo, o Arena Games também recebeu jovens autistas. Para os nostálgicos, no sábado foi realizado um torneio rápido de game retrô.
A turma que curte cosplay não ficou de fora. Um concurso premiou aqueles que melhor utilizaram figurinos e acessórios para representar personagens. Valia de tudo, de personagens de filmes até os de desenhos animados, passando pelos quadrinhos.
No sábado, a programação contou com a presença do gamer Gabriel Arruda, de 19 anos, morador de Volta Redonda e jogador profissional de free fire. Ele apresentou uma palestra onde contou um pouco de sua história no e-sports e tirou dúvidas da plateia sobre a profissão que ainda não é muito conhecida na região.
No domingo aconteceram as finais de um eletrizante torneio de Free Fire, onde os finalistas disputaram uma batalha virtual pelas primeiras colocações e uma premiação em dinheiro. Uma das categorias premiou o aluno da rede pública municipal mais bem colocado, saindo vitorioso Brian Pires, aluno da Escola Municipal Cleusa Jordão, Da Japuíba. O primeiro lugar geral ficou com Marcos Vinicius do Nascimento.
- Este evento fez parte do calendário do Mês da Juventude, onde realizamos ações em parceria com outras secretarias. Para o jovem, ter esse espaço é muito importante, mostra que valorizamos a identidade deles. Não falamos só de jovem jogando videogame, mas sim de jovem que pode avançar no mercado de games. Ele pode ser um gamer no e-sports ou produzir jogos por meio da programação – afirmou William Gama.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.