Lixo recolhido na areia e fundo do mar, na praia da LongaDivulgação/PMAR
Ilha Grande - A Praia da Longa, na Ilha Grande, em Angra dos Reis, recebeu, nesse final de semana (29), a segunda edição do Projeto “Longa Limpa, Longa Viva”. A iniciativa visa promover uma política de sustentabilidade, para a preservação da Ilha Grande, com foco em um Turismo de Base Comunitária na Praia da Longa, que ainda mantém suas raízes, como uma comunidade tradicional de pesca caiçara. Participaram da ação ongs, comunidade caiçara e Prefeitura de Angra. Os organizadores recolheram pneus, redes de pesca, madeiras e garrafas PET. Os moradores também tiveram a oportunidade de descartar seus recicláveis, como eletrodomésticos antigos, e utensílios plásticos.
Para a realização deste evento, a Associação de Moradores e Barqueiros da Praia da Longa (AMBPL) contou com a parceria da Sea Shepherd Brasil, a principal ONG internacional dedicada à conservação dos seres marinhos, além do apoio da Pousada Frezza Mergulho e da Secretaria Executiva de Serviço Público da Prefeitura de Angra. A ação também contou com a participação da Brigada Mirim da Ilha Grande, Opaoma Ocean e NoaCanoa.
- Essa ação vem de encontro à prática diária que faço, que é recolher os lixos que ficam na superfície. É uma felicidade muito grande participar dessa ação. O recado que dou para todos é colocar em prática essa ação e toda vez que for para o mar, prestar atenção no ambiente, catar os plásticos quando for dar o mergulho e pegar o lixo no fundo da praia. Quem ganha é o meio ambiente, quem ganha somos nós - destacou Carmen Lúcia do NoaCanoa.
Assim como no ano passado, o mutirão realizou a coleta subaquática de resíduos, retirou micro-lixo na faixa de areia, nas margens da cachoeira e nos caminhos da Comunidade. Todo o material coletado, como: pneus, garrafas pet, redes de pesca e madeiras, Já tem destino garantido, à reciclagem.
A conscientização de limpeza na Praia da Longa é fundamental, para preservar o meio ambiente marinho. Essa ação ajuda a proteger a vida marinha, evitando a ingestão de plásticos e outros resíduos pelos animais. A limpeza da praia também previne a contaminação da água e a proliferação de doenças. Além de promover a conscientização sobre a importância de manter a praia limpa, incentiva a mudança de comportamento das pessoas, levando a uma sociedade mais responsável e engajada com a preservação ambiental, além de contribuir para o turismo sustentável, economia e o sustento de quem vive da pesca.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.