Depois de muitos anos transportando universitários para estudar fora da cidade Eletronuclear anuncia o encerramento da atividadeDivulgação/Eletronuclear

Angra dos Reis - Universitários que utilizam ônibus fornecido pela Eletronuclear para estudar fora do município de Angra dos Reis, só terão o serviço até o segundo semestre deste ano. Segundo a empresa a decisão visa o reequilíbrio financeiro e redirecionamento de recursos.
Ainda de acordo com a empresa o serviço foi retomado nessa segunda-feira (24), através de um contrato específico para esta finalidade, uma vez que o uso da frota da empresa poderia comprometer o Plano de Emergência da Central Nuclear.

"A suspensão do serviço se deu pela redução do escopo do contrato de veículos da empresa, uma das medidas dentro do plano de austeridade para o reequilíbrio econômico-financeiro da companhia".
Diante da real situação, o prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti, ponderou que a medida, apesar de necessária para o reequilíbrio das contas da empresa, pegou de surpresa os estudantes que não tiveram tempo hábil para encontrar outra solução viável e, por este motivo, Ferreti ponderou pela reconsideração por parte da empresa.

Em nota a empresa informou que "esse fato fez com que a Eletronuclear tomasse a decisão de manter o serviço temporariamente, proporcionando um prazo adequado para que os estudantes encontrem soluções alternativas de locomoção. Porém, diante da necessidade de reequilíbrio financeiro da companhia, será necessário encerrar a oferta do serviço passado o atual semestre letivo".

Neste primeiro semestre, os estudantes não terão que pagar pela metade do serviço, como ocorria anteriormente, pois a Eletronuclear arcará integralmente com o serviço.

Cabe lembrar que, originalmente, o transporte universitário foi implementado em um contexto em que a região não contava com instituições de ensino superior, o que justificava a necessidade de apoio à mobilidade estudantil. No entanto, com a instalação de diversas universidades na região, e cursos universitários à distância, a empresa entende que pode redirecionar os recursos investidos nesse serviço em outras ações socioambientais de caráter mais abrangente.

Na nota a Eletro afirma que o transporte universitário é realizado por mera liberalidade da empresa, não fazendo parte de nenhuma obrigação junto aos órgãos licenciadores.

A empresa reitera seu compromisso em contribuir com a região de forma sustentável e continuar buscando soluções que equilibrem suas necessidades operacionais com o desenvolvimento local.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.