"Se você viu, você sabe", então denuncia é a campanha do 0300 253 1177, para garantir o defeso da espécie e evitar a pesca irregularDivulgação/Disque Denúncia
Angra dos Reis - Uma das cidades da costa verde que disponibiliza do canal Disque Denúncia é Angra dos Reis, e tem ajudado a polícia a combater crimes na cidade, um deles é contra o Meio Ambiente. Um levantamento divulgado ontem(27), pelo canal Linha Verde (0300 253 1177), mostra que a "pesca irregular" tem ocorrido frequentemente em toda a baía de Angra e Ilha Grande, causando desequilíbrio ao Meio Ambiente, prejudicando a vida marinha e das pessoas que vivem da pesca.
Os números apontam que só nestes primeiros três meses, pelo menos 31 informações sobre pesca irregular, chegaram ao canal, ( cerca de 10 por mês), mais do que as 19 se comparado com o mesmo período de 2024, sendo este o ano com mais informações sobre o tema no primeiro trimestre, desde 2019, quando o assunto “pesca irregular” foi inserido na lista dos assuntos recebidos pelo Linha Verde do Disque Denúncia. Angra lidera o ranking na costa verde, e ocupa a quarta colocação no Estado.
Nos últimos seis anos, o canal já recebeu pelo menos 520 informações sobre o tema. Os municípios com mais denúncias sobre pesca irregular desde 2019 no estado são: Rio de Janeiro, Maricá, Saquarema, Angra dos Reis e Niterói.
Vale lembrar que, desde 28 de janeiro o camarão encontra-se em período de defeso nas regiões sudeste e sul do Brasil, que inclui o litoral de Angra dos Reis, na Costa Verde. Durante o período, que se encerra em 30 de abril, fica proibido o exercício da pesca de arrasto com tração motorizada para a captura de diversas espécies. Se não for respeitado, a população pode denunciar a pesca predatória, quando há utilização de redes de arrasto, neste período de defeso, .
O objetivo é que os camarões passem por um período de reprodução e crescimento pleno. A medida abrange as espécies de camarões rosa, sete-barbas, branco, santana ou vermelho e barba-ruça, que não poderão ser capturadas, e se aplica somente às embarcações de arrasto (traineira).
Todas as denúncias sobre pesca recebidas pelo programa Linha Verde, são encaminhadas aos órgãos competentes, sendo inclusive remetidas ao Comando de Polícia Ambiental, que possui uma unidade específica para coibir esse tipo de crime, a Unidade de Policiamento Ambiental Marítimo Fluvial.
Para denunciar pesca irregular e outros crimes contra o meio ambiente, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.