Máquinas disponíveis para limpeza e recolhimento do lixo e lama deixados pela enxurradaDivulgação/Eletronuclear

Costa Verde - Em nota divulgada na tarde de hoje (5) à imprensa, a Eletronuclear reafirma que as usinas nucleares de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, estão preparadas para resistir a eventos naturais severos. "Dessa forma, elas não correm qualquer risco, mesmo durante as fortes chuvas registradas na cidade". A Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) apresenta condições normais de operação com Angra 2 em pleno funcionamento e Angra 1 temporariamente desligada (a zero hora de hoje) para recarregamento programado de combustível.

Ainda segundo a empresa a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) segue acompanhando de forma contínua as condições da Central Nuclear, neste período de 48h de chuvas intensas, atingindo mais de 357mm. 

Importante ressaltar ainda que a empresa também já se colocou à disposição da prefeitura de Angra dos Reis para apoiar nas ações de enfrentamento aos impactos das fortes chuvas, incluindo o fornecimento de máquinas e equipamentos que possam auxiliar nos trabalhos emergenciais.

Usinas

Projetadas com múltiplas barreiras de proteção e dimensionadas para enfrentar situações de impacto extremo, como terremotos, explosões e eventos meteorológicos intensos, as usinas contam com avaliações atualizadas de risco. Após o acidente de Fukushima, por exemplo, foi realizada uma reavaliação completa da base de dados geológica e meteorológica da região, com a aplicação de metodologias atuais de análise probabilística. Estudos conduzidos com especialistas apontam margens de segurança satisfatórias para resistir a tais eventos.

Além da robustez estrutural, o complexo nuclear dispõe de planos de resposta bem estruturados. O Plano de Emergência Local (PEL) é voltado à proteção dos trabalhadores da área interna das usinas e do público presente na propriedade da Eletronuclear. Já o Plano de Emergência Externo (PEE) é coordenado pela Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro e contempla ações com participação de órgãos federais, estaduais e municipais para atuação nas Zonas de Planejamento de Emergência.

Ambos os planos são testados anualmente por meio de exercícios simulados. Nos anos ímpares, realiza-se o Exercício Geral, que simula inclusive evacuação voluntária. Já nos anos pares, o Exercício Parcial avalia principalmente a comunicação e mobilização de emergência. A população pode contar com apoio terrestre, marítimo e rodoviário em caso de necessidade de deslocamento, sob coordenação da Defesa Civil.

A Eletronuclear realiza ainda dez exercícios internos por ano, com foco na preparação de suas equipes de emergência. Todas essas medidas visam garantir a segurança operacional das usinas e a proteção da população do entorno, mesmo em cenários de baixa probabilidade.

Por todos esses motivos, a Eletronuclear vem a público tranquilizar a população de Angra dos Reis e das regiões vizinhas quanto à segurança da Central Nuclear. 
Campanha de Doações
Em solidariedade às famílias desabrigadas e desalojadas pelas fortes chuvas em Angra dos Reis, a Eletronuclear deu início a uma campanha de arrecadação de donativos. A empresa disponibilizou pontos de coleta em Angra e no Rio de Janeiro para receber itens essenciais que serão destinados à população afetada.

Entre os itens prioritários estão:
•Água
•Produtos de higiene pessoal
•Material de limpeza
•Roupas
•Lençóis
•Alimentos não perecíveis
•Ração para pets

Confira os pontos de arrecadação e horários de funcionamento:

Angra dos Reis (diariamente, das 8h às 17h):

•Hospedagem 1 – Avenida A, Vila Residencial de Praia Brava
•Observatório Nuclear – Rodovia Rio-Santos, km 522
•Cineteatro Praia Brava – Rua 8, Vila Residencial de Praia Brava
•Escritório da Superintendência de Comunicação Institucional – Rua Bahia, 36, Vila Residencial de Mambucaba (a partir da próxima segunda-feira)

Rio de Janeiro (diariamente, a partir da próxima segunda-feira, das 9h às 17h):

•Assessoria de Responsabilidade Socioambiental – Rua da Candelária, 65, 17º andar – Centro do Rio.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.