Aldeia Sapukai forma 16 professores indígenasDivulgação/reprodução rede social
Angra dos Reis - A Aldeia Sapukai Guarani, localizada no bairro Bracuí, em Angra dos Reis, realizou nesta quinta-feira (10) a cerimônia de formatura da primeira turma de Magistério Indígena do Estado do Rio de Janeiro. Foram diplomados 16 novos professores, que serão responsáveis por manter a tradição, cultura e o idioma dos povos originários, no maior território indígena do Estado. A cerimônia aconteceu no Colégio Estadual Guarani Karai Kuery Renda.
Música, danças e muita emoção marcaram o dia na aldeia guarani. Foram 16 alunos que cursaram o Ensino Médio, com habilitação em Magistério Indígena. Ao longo desses sete anos a turma enfrentou obstáculos e muitos desafios, incluindo a pandemia da Covid, para hoje, celebrar essa conquista.
-Comemorar a primeira turma depois de 20 anos, aqui no Rio de Janeiro que é difícil, mais consiguimos formar os meninos pra ser professor- disse o cacique Algemiro da Silva.
A formatura desses novos professores que atuarão em sala de aula, vai garantir a comunidade indígena manter suas tradições e educação na língua tupi guarani, de uma forma lúdica e envolvente aos povos originários. O programa que começou em 2018, é uma parceria entre a UFF e a Secretaria Estadual da Educação. A cerimônia contou com a presença de autoridades do Estado, município e da Universidade Federal Fluminense.
Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda
O colégio estadual Guarani Karai Kuery Renda conta hoje com 140 alunos do Ensino Fundamental, com aulas em português e em guarani mbyá, língua local. O colégio teve sua estrutura toda reformada, incluindo um campo para atividades esportivas, salas de aula, refeitórios e novos pavilhões.
O espaço recebeu uma comissão técnica da Secretaria Estadual no ano passado, depois das fortes chuvas terem arrancado parte do telhado e atingido a aldeia. Em situação precária e a falta de renovação dos contratos de seis professores, houve uma manifestação na aldeia, no Dia 19 de abril, a partir daí autoridades do Estado, em uma comitiva, estiveram fiscalizando a aldeia Sapukai, e puderam conferir a necessidade de uma intervenção, dando início ao processo de reforma do colégio. A obra foi concluída e inaugurada, no final do ano passado. A primeira unidade instalada foi construída pelos próprios indígenas há 37 anos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.