Ao todo, os alunos levaram para casa cinco medalhas, sendo três de prata e duas de bronze. O professor do CRAS, Anderson Francisco de Silva, também competiu e garantiu o ouroDivulgação

Araruama - No último final de semana, dias 10 e 11 de junho, aconteceu o Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu Olímpico, na Arena da Juventude, no Rio de Janeiro. A equipe do CRAS Araruama levou 20 crianças para participarem da competição e os alunos surpreenderam com os resultados positivos.
No sábado, as atletas Helloah de Oliveira Baptista e Fernanda Ponciano Pereira conquistaram medalhas de prata. O professor do CRAS, Anderson Francisco de Silva, também competiu e garantiu o ouro.
Já no domingo, a abertura do evento encantou a todos com a luta inclusiva entre os alunos João Pedro Machado e Niltinho, que é deficiente visual. Outras três medalhas foram levadas para casa pelos atletas, sendo uma de prata e duas de bronze, conquistadas pelos alunos Diego Marinho Maia, Ana Júlia Silveira Canzamba e Franciani Ponciano Pereira.
A secretária municipal de Política Social, Kátia Gonçalves, elogiou o empenho e a coragem dos alunos, que abraçaram o desafio com determinação e foco. Muitos deles nunca haviam saído do município de Araruama e, com a atuação do CRAS, puderam participar de um evento que é destaque no mundo esportivo.
“O esporte é o lugar mais democrático, pois nele não vence quem tem a melhor classe social, não vence pela cor da pele e muito menos quem tem o kimono mais bonito. No tatame são todos iguais, onde quem sai vencedor é quem teve a melhor técnica ou a melhor estratégia. A prefeita Livia de Chiquinho é uma das grandes incentivadoras do projeto esportivo”, ressaltou a secretária.
As coordenadoras do CRAS, Marcia Rodrigues Oliveira e Monica Santos, a administradora da SEPOL, Alessandra Lavínnia, o facilitador Uanderson Silva e o professor Rodrigo Dino acompanharam as crianças no evento.