A prefeita Livia de Chiquinho comemorou o sucesso absoluto do evento e anunciou que a terceira edição promete muitas novidadesDivulgação
Sucesso absoluto: Araruama se destaca com um dos maiores eventos de vinho, música e gastronomia do Rio
Em sua segunda edição, o festival reuniu os melhores nomes da música, uma vasta seleção de vinhos finos e o requinte da gastronomia local na Praça Menino João Hélio
Araruama - O Araruama Wine Jazz Festival já é considerado um dos maiores eventos de jazz, vinho e gastronomia do interior do estado do Rio de Janeiro. Em sua segunda edição, de 28 a 30 de julho, reuniu os melhores nomes da música, uma vasta seleção de vinhos finos e o requinte da gastronomia local na Praça Menino João Hélio, no Centro.
Um momento único e para ficar na história do município, com mais de 5 mil pratos vendidos na tenda “Encontro de Aromas e Acordes” durante três dias de evento, produzidos pelos chefs de restaurantes do próprio município. Em média, 3 mil garrafas de vinho foram consumidas pelo público presente.
O renomado chef de cozinha francês Claude Troisgros, do programa Mestre do Sabor, marcou presença no sábado (29) com uma aula show muito especial. Durante o evento ele preparou um risoto com funghi, camarão e berinjela.
“Me sinto lisonjeado em estar neste festival em Araruama, que reúne três artes em praça pública: a gastronomia, o vinho — que harmoniza muito bem com a comida — e ainda um bom jazz”, destacou o chef Claude Troisgros durante o evento.
Os chefs de cozinha Sérgio Lima e Marquesy Campos, do restaurante Flor da Lagoa, também prepararam um delicioso nhoque com molho de filé mignon. A plateia acompanhou tudo de perto e ainda participou da degustação.
“No ano passado foram apenas 2 stands e vendi 508 porções nos 3 dias. Em 2023, com 6 expositores gastronômicos, quase triplicamos a venda. Esse evento já é sucesso e está na história da nossa cidade. Nós, amantes do bom gosto e da gastronomia, agradecemos pela oportunidade”, destacou a chef de cozinha Livia Féres.
O encanto do mundo dos vinhos foi o tema de uma das palestras com o sommelier Fábio Silva, da vinícola mineira Casa Geraldo, uma das mais premiadas em concursos internacionais de vinho, como na Decanter World Wines Awards, em Londres.
Os estabelecimentos comerciais Arbô Café Botânico, Mediterrâneo, Hanni Comida Árabe, Bendita Pizza, Casa Geraldo, Casa do Vinho, Adega W, Adega Green Fruit e Golden Market também participaram do evento.
Músicos do cenário nacional e internacional, como os cantores Deanna Bogart, Taryn Szpilman, Orquestra Voadora, Alabama Mike, Omar Coleman, Dudei Lima e Marvio Ciribelli Quarteto, participaram do festival. A prefeitura ainda valorizou os músicos locais, como Laís Alfradique e Bruno Rigoni. Os artistas plásticos da cidade pintaram ao vivo diversos quadros temáticos e colocaram as obras em exposição.
A prefeita Livia de Chiquinho comemorou o sucesso absoluto do evento e anunciou que a terceira edição promete muitas novidades. “Esse festival só vem reforçar a importância de trazer para a praça pública um evento que possa reunir de fato as famílias araruamenses e visitantes de outros estados, além de fomentar o turismo e a economia local”, ressaltou.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.