A prática de compostagem foi apresentada, mostrando que o processo pode ser feito de forma simples e divertida Divulgação

Araruama - Com o objetivo de promover o despertar da consciência ambiental nos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Educação, tem realizado uma série de ações com foco no Meio Ambiente.
O projeto interdisciplinar Ecocidadão, idealizado pela Coordenação de Geografia, permite a interação dos alunos e de toda a comunidade escolar com o poder público, tendo como foco aprimorar habilidades e criar novas competências, como cooperação, empatia e diálogo.
No projeto, são discutidos conceitos geográficos e temas como cidadania, protagonismo juvenil e identidade, enriquecendo a grade curricular municipal no âmbito ecopedagógico.
Um dos tópicos abordados na ação foi o lixo domiciliar e a adoção de práticas que ajudem a reduzir a produção de lixo doméstico e ofereçam benefícios para a natureza. A prática de compostagem foi apresentada, mostrando que o processo pode ser feito de forma simples e divertida.
O encontro foi realizado na Escola Ecológica Municipal Prefeito Afrânio Valladares, no bairro Itatiquara. Na ocasião, foram discutidas sugestões para a cartilha de atividades do projeto, como pesquisas, estudos e aulas de campo — dentre elas, a oficina de pigmentos naturais.
“Essa troca permite gerar ideias e subsídios para a elaboração de um material de iniciativa popular, que possa ser transformado num projeto de lei, e ser levado pela comunidade escolar para apreciação dos poderes Executivo e Legislativo”, afirmou a secretária municipal de Educação, Luiza Cristina Vianna (Tico).
O projeto Ecocidadão vai contemplar todos os segmentos e as modalidades Regular e EJA, e irão participar da formação a equipe diretiva, orientadores educacionais e pedagógicos e professores.
Fonte: Educação Acolhedora