O anúncio foi feito, oficialmente, pela secretária municipal de Governo, Daniela de Livia, que visitou as instalações da unidade de ensinoTamirys Mello

Araruama - A Prefeitura de Araruama divulgou, nesta quarta-feira (22), mais um grandioso projeto na área da Educação: a criação de uma nova Escola Bilíngue Municipal, em regime de tempo integral, que terá orientação em Agropecuária e Turismo Rural.
O anúncio foi feito, oficialmente, pela secretária municipal de Governo, Daniela de Livia, que visitou as instalações da unidade de ensino. A chefe do executivo araruamense irá desapropriar a área onde funcionava o Colégio Cenecista São Vicente de Paulo, o primeiro a ser implantado no terceiro distrito.
“Com sensibilidade e o desejo de resgatar a história educacional do lugar, a prefeita Lívia de Chiquinho escolheu o local para a implantação da nova unidade de ensino”, destacou Daniela de Livia.
O projeto vai contemplar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que ao final da formação, terão adquirido a capacidade de se comunicar fluentemente em inglês. Aliado a isso, a formação teórica e prática nas áreas de Agropecuária e Turismo Rural irão possibilitar que os estudantes desenvolvam aptidões nesses setores, sendo preparados para ingressar no mercado de trabalho.
A nova escola irá contar com vários laboratórios: análise de solo, análise de água, análise do nível de doçura nas frutas (graus brix), digital de anatomia animal, e ainda de boas práticas e beneficiamento do leite e do mel. Os alunos receberão o acompanhamento de profissionais especializados, como engenheiros agrônomos e turismólogos.
“O município já conta com uma unidade de ensino dessa modalidade, a Escola Bilíngue Municipal de Tempo Integral com Orientação Militar, que é referência no país como um modelo inovador de ensino. Além disso, as obras de uma segunda unidade da escola bilíngue — dessa vez com orientação em Hotelaria e Gastronomia — já estão em estágio avançado e serão entregues em 2024”, lembrou a secretária municipal de Educação, Luiza Cristina Vianna (Professora Tico).
O processo seletivo de ambas as unidades de ensino ocorrem nas próximas semanas. No dia 26 de novembro, será realizada a prova para os estudantes que desejam ingressar na E. M. Bilíngue com Orientação Militar e no dia 3 de dezembro ocorre a etapa para ingresso na E. M. com orientação em Gastronomia e Hotelaria.
A Escola Bilíngue Municipal de Tempo Integral com Orientação em Gastronomia e Hotelaria está sendo construída ao lado do antigo prédio do Parque Hotel — inaugurado em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas —, que também está passando por obras de restauração e funcionará como um laboratório para os estudantes da nova escola.