O anúncio foi feito, oficialmente, pela secretária municipal de Governo, Daniela de Livia, que visitou as instalações da unidade de ensinoTamirys Mello
Prefeitura de Araruama anuncia processo de desapropriação para criação de Escola Municipal Bilíngue em São Vicente, com orientação em Agropecuária e Turismo Rural
A unidade vai contemplar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e será a terceira escola bilíngue no município
Araruama - A Prefeitura de Araruama divulgou, nesta quarta-feira (22), mais um grandioso projeto na área da Educação: a criação de uma nova Escola Bilíngue Municipal, em regime de tempo integral, que terá orientação em Agropecuária e Turismo Rural.
O anúncio foi feito, oficialmente, pela secretária municipal de Governo, Daniela de Livia, que visitou as instalações da unidade de ensino. A chefe do executivo araruamense irá desapropriar a área onde funcionava o Colégio Cenecista São Vicente de Paulo, o primeiro a ser implantado no terceiro distrito.
“Com sensibilidade e o desejo de resgatar a história educacional do lugar, a prefeita Lívia de Chiquinho escolheu o local para a implantação da nova unidade de ensino”, destacou Daniela de Livia.
O projeto vai contemplar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que ao final da formação, terão adquirido a capacidade de se comunicar fluentemente em inglês. Aliado a isso, a formação teórica e prática nas áreas de Agropecuária e Turismo Rural irão possibilitar que os estudantes desenvolvam aptidões nesses setores, sendo preparados para ingressar no mercado de trabalho.
A nova escola irá contar com vários laboratórios: análise de solo, análise de água, análise do nível de doçura nas frutas (graus brix), digital de anatomia animal, e ainda de boas práticas e beneficiamento do leite e do mel. Os alunos receberão o acompanhamento de profissionais especializados, como engenheiros agrônomos e turismólogos.
“O município já conta com uma unidade de ensino dessa modalidade, a Escola Bilíngue Municipal de Tempo Integral com Orientação Militar, que é referência no país como um modelo inovador de ensino. Além disso, as obras de uma segunda unidade da escola bilíngue — dessa vez com orientação em Hotelaria e Gastronomia — já estão em estágio avançado e serão entregues em 2024”, lembrou a secretária municipal de Educação, Luiza Cristina Vianna (Professora Tico).
O processo seletivo de ambas as unidades de ensino ocorrem nas próximas semanas. No dia 26 de novembro, será realizada a prova para os estudantes que desejam ingressar na E. M. Bilíngue com Orientação Militar e no dia 3 de dezembro ocorre a etapa para ingresso na E. M. com orientação em Gastronomia e Hotelaria.
A Escola Bilíngue Municipal de Tempo Integral com Orientação em Gastronomia e Hotelaria está sendo construída ao lado do antigo prédio do Parque Hotel — inaugurado em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas —, que também está passando por obras de restauração e funcionará como um laboratório para os estudantes da nova escola.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.