Vacinação Divulgação
O evento conta com uma série de serviços gratuitos, como a coleta de exame preventivo (Papanicolau), testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aferição de pressão arterial, exame de hemoglobina glicada (HGT) e atualização da caderneta de vacinação das mulheres.
Também será aplicada a vacina contra o HPV em meninas e meninos com idades entre 9 anos e 19 anos, 11 meses e 29 dias. Além disso, o público poderá participar de uma roda de conversa com temáticas voltadas à saúde da mulher.
Promovida pela prefeitura de Araruama, a ação é resultado da parceria entre o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), Programa Nacional de Imunizações (PNI), IST, Tabagismo e Atenção Básica.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Fabrício Veloso, o objetivo é conscientizar e mobilizar a população quanto aos sinais e sintomas do câncer de colo do útero, além de reforçar a importância da prevenção. “Queremos monitorar a qualidade das ações voltadas para a detecção precoce, fazer o rastreamento, o diagnóstico e ampliar a cobertura das mulheres com idade preconizada para a realização do exame preventivo”, afirmou.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.