Programa Vamos Juntas está com inscrições abertasFoto: Divulgação

Areal - Março começa com oportunidades de capacitação para as mulheres. O Programa Vamos Juntas, uma parceria da Secretaria de Estado da Mulher com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), está com inscrições abertas. São 720 vagas disponíveis em 36 cursos de qualificação profissional, distribuídos em 34 municípios do estado. O período de encaminhamento para as inscrições vai até 23 de março, e as matrículas ocorrem de 24 a 30 do mesmo mês. Para garantir uma vaga, é necessário procurar um dos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAM) ou Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que farão o encaminhamento para a Faetec.
Em Areal, os cursos disponíveis são: camareira em meios de hospedagem; e agente de informações turísticas.

A secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, destaca a importância do programa para a autonomia feminina:

"Nosso compromisso é oferecer oportunidades concretas para que as mulheres possam transformar suas vidas por meio da educação e do trabalho. Com essa iniciativa, que estáem sua segunda edição, buscamos fortalecer sua independência financeira e criar caminhos para uma vida mais digna e segura", disse a secretária.

O Vamos Juntas é direcionado a mulheres a partir de 16 anos que enfrentam situações de vulnerabilidade social e econômica. O objetivo é atender todas as regiões do estado, ofertando capacitação profissional em áreas com alta demanda no mercado de trabalho, alinhando-se à vocação econômica local.

Para garantir que todas possam concluir a capacitação, cada inscrita terá direito a auxílio estudantil para transporte e alimentação, além de material didático. Os cursos terão duração de 20 semanas, oferecendo suporte para que as alunas possam se dedicar integralmente à formação.

"A capacitação profissional é uma ferramenta essencial para transformar vidas e abrir novos caminhos no mercado de trabalho. Com o programa Vamos Juntas, reforçamos nosso compromisso de oferecer ensino de qualidade e oportunidades reais para que as mulheres possam se qualificar e conquistar autonomia financeira. A parceria com a Secretaria da Mulher amplia nosso alcance e fortalece a missão da Faetec de levar educação profissional a quem mais precisa", disse o presidente da Faetec, Alexandre Valle.