Equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) prestando atendimentoDivulgação

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou atividades para difundir os métodos de prevenção contra o câncer do colo do útero e apresentar a relevância do exame preventivo ou exame citopatológico para a população. Para isso, foi estabelecida uma campanha que envolveu as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) de bairros e de distritos como Califórnia, Dorândia, Vargem Alegre, Coimbra, Areal, Parque Santana, São José do Turvo, entre outras.
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, ocorre quando uma infecção genital, através de alterações celulares, evolui para um tumor. As infecções são frequentes e, em sua maioria, não são percebidas pelos portadores. Por isso, a realização do exame citopatológico é essencial, já que é o principal meio de se diagnosticar a doença que, quando diagnosticada em sua fase inicial, é curável. Portanto, pretendendo alertar e amparar a população, a Secretaria de Saúde mobilizou as equipes das ESF, que prestaram atendimentos e orientações tanto nas unidades quanto nas residências.
As visitas domiciliares, conforme ressalta a prefeitura, foram  importantes para divulgar os cuidados necessários acerca da doença. Nelas, os profissionais atenderam uma parcela da população que, por meio de algum responsável, solicitou a visita na unidade da ESF mais próxima. “O projeto tem como intenção evidenciar para as mulheres do município a importância da feitura do exame preventivo. A prevenção é um dos focos da Atenção Primária. Com ela, conseguimos sanar muitos problemas, antes que entrem em um estado crítico. Estamos, cada vez mais, ligados às demandas e às necessidades dos habitantes, constantemente os assistindo e direcionando”, destaca o secretário interino de Saúde, Dione Caruzo.
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, destacou que campanhas como essa têm a função de informar, conscientizar e, principalmente, ajudar à população. “Os esforços da secretaria vêm como uma maneira de enfatizar algo vital: é preciso fazer o exame preventivo. A prevenção e o cuidado são fundamentais para identificar e tratar a doença. A população precisa estar sempre atenta, fazendo exames de rotina e seguindo as orientações médicas”, disse Esteves.